Dois meses após ser submetido a uma cirurgia no ombro direito, Marc Márquez voltou às pistas nesta sexta-feira para os testes de pré-temporada da MotoGP, no Circuito de Sepang, na Malásia. O piloto espanhol, contudo, disse que se sentiu "pior do que esperava" no asfalto.

 
"É muito importante estar de volta à moto e estou feliz por retornar, mas infelizmente eu me sinto um pouco pior do que esperava", disse o piloto, atual tetracampeão da MotoGP. "Eu comecei o treino com muita energia na primeira saída, mas tive que me acalmar um pouco para ter certeza de que conseguiria terminar o dia de atividades na pista."

Márquez não deu detalhes sobre o que sentiu em cima da moto. Nem confirmou se o ombro, operado recentemente, atrapalhou sua performance. "Eu apenas tentei encontrar o meu ritmo e fazer o que era preciso. O plano segue o mesmo: 35 voltas hoje, 45 amanhã [sábado]."

Ele afirmou apenas que o ombro estava "estável". "O mais importante é que o ombro estava estável e, no período da tarde, a dor não piorou. Temos que ir pouco a pouco e ter paciência." Nesta sexta, Márquez foi apenas o 12º mais rápido do dia.

Com 20 etapas, a temporada 2020 da MotoGP terá início no dia 8 de março, no Catar. Márquez, dono de seis títulos na categoria, é o favorito ao título novamente, após ter vencido o campeonato passado com ampla vantagem.