O América conquistou uma grande vitória, na noite deste sábado, e ratificou seu momento de evolução no Campeonato Brasileiro. Com muito empenho na marcação e concentração para aproveitar as oportunidades, o Coelho derrotou o Santos-SP por 2 a 0 na Arena Independência. O lateral João Paulo e o atacante Carlos Alberto foram às redes, ambos no segundo tempo, e garantiram o triunfo americano na 9ª rodada do Brasileirão.

Esta noite foi particularmente especial para Carlos Alberto, jovem formado na base americana. Integrado ao profissional desde o fim de 2019, o atacante experimentou a sensação de marcar seu primeiro gol.

Com a vitória, o América chega a 9 pontos e sobe firmemente na tabela da Série A, ocupando momentaneamente a 14ª colocação. O próximo adversário do time comandado pelo técnico Vagner Mancini é o Fortaleza-CE, na próxima quarta-feira, às 18h, na capital cearense.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o Santos-SP mais impetuoso no ataque. O adversário conseguiu algumas finalizações de perigo, mas Matheus Cavichioli fez intervenções importantes, impedindo o time visitante de abrir o placar. Com o passar dos minutos, o América foi equilibrando as ações e passando a ter mais posse da bola.

A melhor oportunidade do Coelho veio aos 31 minutos, quando Ribamar subiu bem após cruzamento de João Paulo pela esquerda e cabeceou forte. A bola passou a centímetros da trave do gol santista.

No segundo tempo, o América foi superior e conseguiu transformar a evolução dentro da partida em gols. Aos 9 minutos, João Paulo se infiltrou bem pela ponta esquerda e preparou para cruzar na área. Contudo, o chute pegou um efeito fatal e foi no ângulo da meta santista, configurando um golaço para abrir o placar a favor do América.

Após o gol americano, o Santos-SP se jogou ao ataque mas não conseguiu superar a defensiva americana. O goleiro Matheus Cavichioli se manteve intransponível e seguiu fazendo boas defesas. Aos 23 minutos, após chute forte da intermediária, o arqueiro americano voou no ângulo superior direito para salvar o América do gol de empate.

O técnico Vagner Mancini fez as cinco substituições possíveis, e o time americano seguia resistindo às tentativas do Santos-SP. Já nos acréscimos, Eduardo Bauermann conseguiu desarmar uma dessas tentativas de pressão e tocou para o jovem atacante Carlos Alberto, que entrara na segunda etapa. Ele arrancou, ainda do campo de defesa, e disparou rumo ao gol, vencendo o marcador na corrida e deslocando o goleiro santista em chute colocado para sacramentar o triunfo do Coelhão: 2 a 0.


FICHA DO JOGO

América 2×0 Santos-SP

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 9
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (CBF/AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (CBF/AL) e Brigida Cirilo Ferreira (CBF/AL)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (CBF/RN)

Gols: João Paulo, aos 9min, e Carlos Alberto, aos 48min do 2º T (América)
Cartões amarelos: Eduardo, Zé Ricardo e Ribamar (América) / Fernando Diniz, Pará, Luiz Felipe e Lucas Braga (Santos-SP)

América
Matheus Cavichioli; Eduardo, Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo (Ramon), Juninho Valoura, Marcelo Toscano (Juninho) e Felipe Azevedo (Alan Ruschel); Rodolfo (Geovane) e Ribamar (Carlos Alberto).

Técnico: Vagner Mancini

Santos-SP
João Paulo; Pará (Madson), Luiz Felipe (Ângelo), Kaiky e Felipe Jonatan (Carlos Sánchez); Camacho, Jean Mota e Pirani (Moraes); Marinho, Marcos Guilherme e Lucas Braga.

Técnico: Fernando Diniz