Em jogo disputado, Coelho venceu por 2 a 1 com gols de Serginho e Aylon
Em um jogo difícil, o América conseguiu superar o Democrata pela vantagem mínima e garantir a classificação para a próxima fase do Campeonato Mineiro. A vitória de 2 a 1 valeu ao Coelho a manutenção da segunda colocação, com 17 pontos. Já a equipe do interior segue amargando a lanterna, com apenas 7 pontos.
Na próxima e penúltima rodada do campeonato, o Coelho recebe a Caldense em mais um jogo no Independência e tem a chance de assegurar o segundo lugar. Já o Democrata recebe o Villa Nova em seus domínios e precisa da vitória para seguir na luta contra o rebaixamento.
O jogo
Apesar do domínio do América, quem assustou primeiro foi a equipe de Governador Valadares quando, após ligação direta, o atacante Alex Tanque tirou a bola do goleiro Glauco, que saiu mal do gol. Com a meta vazia, Tanque chutou fraco, meio desequilibrado, e permitiu ao zagueiro Messias salvar a bola em cima da linha.
A velha máxima do "quem não faz, leva", compareceu novamente. Dois minutos depois veio o castigo. Após jogada do lateral Giovanni pela esquerda, Gerson Magrão desviou de cabeça e Serginho completou para o fundo das redes, marcando seu primeiro gol com a camisa do Coelho e abrindo o placar. 1 a 0.
A chance para ampliar apareceu aos 23 minutos, com Serginho de novo. Ele recebeu passe de Juninho e chutou forte, de dentro da área, mas o goleiro Tiago Rocha fez ótima defesa. O empate da equipe do interior veio num lance fortuito.
Romarinho chutou de longe e o zagueiro Messias, desnecessariamente, colocou a mão na bola para interceptar. Fernando cobrou e converteu o pênalti, deslocando o goleiro. 1 a 1.
Aos 38 minutos, Serginho tentou ludibriar a arbitragem ao simular ter sido tocado pelo goleiro adversário na pequena área, mas não obteve sucesso. Antes do intervalo, o América ainda perdeu oportunidades com Rafael Moura e Marquinhos em chutes de fora da área que passaram assustando o goleiro.
Segundo tempo
Mesmo sem alterações, o América voltou para a segunda etapa pressionando o adversário. Aos 20 minutos, a equipe reclamou novamente de penalidade, dessa vez em Rafael Moura, que teria sido agarrado pelo zagueiro Carlão dentro da área.
Pouco tempo depois, Enderson Moreira sacou Capixaba para a entrada de Aylon e, na sequência, teve que promover uma alteração forçada. Giovanni, lesionado, deu lugar a Carlinhos.
As trocas surtiram efeito. Dois minutos depois, após lateral cobrado por Carlinhos, o meia Aylon recebeu passe de Rafael Moura dentro da área e pegou de primeira, acertando um belo chute no alto e chegando a seu quarto gol na competição. 2 a 1.
O Democrata poderia ter conseguido novo empate, mas o volante Kaio Dias cabeceou para fora após o goleiro Glauco sair mal em cobrança de falta e deixar a meta desprotegida. Luan ainda entrou no lugar de Rafael Moura e perdeu uma chance clara no último minuto do jogo. Apesar de oportunidades para os dois lados, o placar seguiu inalterado até o final da partida.