LÍDER GERAL

Após um primeiro tempo equilibrado, o América aproveitou duas falhas de marcação do setor defensivo do Cruzeiro na segunda etapa para vencer o time celeste por 2 a 0, gols de Renato Marques e Rodrigo Varanda, no Mineirão, na noite desta quinta-feira (15), no encerramento da quinta rodada do Campeonato Mineiro. 

Com o resultado, o América chegou aos 13 pontos e se isolou na liderança geral da tabela da competição, além de seguir invicto. O Coelho lidera o Grupo C, com seis pontos de vantagem para o Athletic, o segundo. Na próxima rodada, o Coelho receberá o Villa Nova, no Independência. O duelo será no próximo domingo (18), às 16h.

Já o Cruzeiro, voltará a campo no próximo domingo (18), às 18h30, contra o Democrata-GV, no Mamudão, em Governador Valadares. A Raposa segue líder do Grupo A, com 10 pontos, um a mais que o Tombense.

O jogo

O clássico iniciou com o Cruzeiro desligado em campo. O América tentou aproveitar a situação e criou duas chances para abrir o placar, mas pecou na finalização. Na primeira vez que chegou ao ataque, o time celeste foi parado pelo goleiro Dalberson. Em cobrança de falta próxima a grande área, Willian chutou forte, a bola desviou na barreira e já ia enganando o goleiro americano, que se recuperou e conseguiu saltar no canto contrário e enviar a bola para a lateral. 

O confronto seguiu equilibrado nos minutos seguintes, com a marcação sendo o ponto forte. Aos 29 minutos, o técnico Larcamón perdeu o atacante Robert. O jogador levou a pior em uma dividida na grande área com um defensor americano e, após ser atendido em campo, o departamento médico do clube sinalizou a troca. Na vaga dele entrou o atacante João Pedro. 

Nos últimos minutos da etapa inicial, o Cruzeiro pressionou o América em busca do primeiro gol. A “blitz” terminou com um chute de Arthur Gomes de fora da área, mas pela linha de fundo.

As equipes retornaram com o mesmo futebol apresentado no início e querendo a vitória. O América até chegou a marcar, com Fabinho, aos 8, porém, Juninho, na origem da jogada, estava impedido e o lance foi visto e anulado pela arbitragem. 

Pouco tempo depois, aos 14, o Coelho chegou novamente e, dessa vez, sem restrições e com direito a mais um golaço de Renato Marques. O jovem atacante recebeu de Fabinho na direita e da quina da grande área encobriu o arqueiro Rafael Cabral. A bola morreu no canto esquerdo do goleiro, que nada pôde fazer. 

Após o gol, o técnico Cauan de Almeida mandou a campo Felipe Azevedo no lugar de Victor Jacaré. O Cruzeiro teve a chance de igualar no minuto seguinte, mas Dinneno chegou um pouco atrasado na conclusão de um cruzamento vindo pela esquerda.

Aos 22, Larcamón mexeu novamente no time colocando Gasolina e Fernando nos lugares de William e Arthur Gomes. Quatro minutos depois, Cauna de Almeida aproveitou uma pausa no jogo para colocar o meio-campista Felipe Amaral no lugar do atacante Fabinho. 

Aos 35, o time americano fez as três últimas alterações permitidas: Nicolas no lugar de Marlon; Rodrigo Varanda na vaga de Renato Marques, e Rodriguinho na vaga de Moisés. O time celeste não ficou para trás e também mexeu pela última vez. Rafael Elias, o Papagaio, entrou no lugar de João Pedro, e Ian Luccas no lugar de Neris. 

Dentre as mexidas, a que deu certo foi a do Coelho. Aos 40 minutos Rodrigo Varanda, no primeiro toque na bola, soltou o pé esquerdo na pequena área e estufou as redes do goleiro Rafael Cabral.

A jogada iniciou com Mateus Henrique pela direita. O jogador encontrou Juninho na entrada da grande área que lançou a bola para dentro da área. A defesa celeste não conseguiu cortar e a bola sobrou para o artilheiro Varanda.

Nos acréscimos, o árbitro expulsou Lucas Romero, por ter deixado o cotovelo no rosto do atacante Rodrigo Varanda. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 0X2 AMÉRICA

Cruzeiro:Rafael Cabral, William (Wesley Gasolina), Neris (Ian Luccas), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Robert (João Pedro) ( Rafael Elias), Arthur Gomes (Fernando) e Dinneno. Técnico: Nicolás Larcamnón.

América:Dalberson; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho e Moisés ( Rodriguinho); Vitor Jacaré (Felipe Azevedo), Fabinho (Felipe Amaral) e Renato Marques. Técnico: Cauan de Almeida

Motivo: 5ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro
Data: 15 de fevereiro (quinta-feira)
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: André Luis Schettino, auxiliado por Magno Arantes e Pablo Almeida
VAR: Rodolpho Toski
Cartão Vermelho: Lucas Romero (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Neris, Marlon. Lucas Silva, Rafael Elias, Matheus Pereira (Cruzeiro); Matheus Henrique, Vitor Jacaré, Marlon, Renato Marques, Rodrigo Varanda (América)
Gols: Renato Marques, aos 14’; Rodrigo Varanda, aos 41’;  2° tempo (América)