Juninho anotou gol do importante triunfo do Coelho no Independência
O América continua vivo no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, o Coelho venceu o jogo decisivo contra o Bahia, por 1 a 0, no Independência, pela 37ª rodada, e manteve as chances matemáticas de escapar do rebaixamento. O gol do salvador triunfo de time de Givanildo Oliveira foi marcado pelo volante Juninho, aos dois minutos do segundo tempo, após boa jogada entre Luan e Rafael Moura.
Com o resultado, o América chega a 40 pontos e sobe para a 17ª posição, ainda na zona do rebaixamento. Na rodada final, o Coelho enfrenta o Fluminense, no próximo domingo, às 17h, no Rio de Janeiro, em confronto direto contra o descenso. O time carioca foi derrotado pelo Internacional por 2 a 0 neste domingo e ficou com 42 pontos, na 14ª colocação. Já o Bahia, classificado para a Copa Sul-Americana, está no 11º lugar, com 47 pontos.
Nesta segunda-feira, o América ainda torce por tropeço do Sport diante do São Paulo, no Morumbi, para depender só de si na última rodada, já que ultrapassaria o Fluminense em caso de vitória no Rio e não precisaria contar com outros resultados.
A partida deste domingo também marcou o reencontro de Enderson Moreira com a torcida do América. O atual treinador do Bahia comandou o Coelho de julho de 2016 a junho deste ano. Em 2017, ele levou a equipe mineira no título da Série B do Campeonato Brasileiro.
O jogo - O primeiro tempo no Independência foi bastante equilibrado, mas sem chances concretas de gol. O América tentou explorar os lances em velocidade com Luan, Marquinhos e Matheusinho. No entanto, o ímpeto ofensivo americano foi neutralizado pelo meio-campo de forte marcação do Bahia. Com dificuldade para entrar na área adversária, o Tricolor arriscou chutes de longa distância com Elton e Zé Rafael. Já o Coelho teve problemas na construção das jogadas e pouco chegou à meta de Douglas na etapa.
Aos 25 minutos, Rafael Moura ficou com a sobra de bola e finalizou colocado para o gol, para defesa firme Douglas. Aos 33min, em cobrança de falta na entrada da área, Marquinhos bateu com categoria. A bola passou pela barreira e acertou a rede pelo lado de fora. Nos instantes finais, João Ricardo ainda salvou o Coelho. Em jogada de escanteio. Clayton subiu entre a zaga e cabeceou para o gol. O goleiro alviverde, no reflexo, fez ótima defesa.
O Bahia esteve mais efetivo durante os 45 minutos iniciais da partida. O América, porém, mostrou reação logo no início da etapa final. Aos 2min, a zaga baiana afastou mal a bola, e Luan aproveitou. O atacante tocou para Rafael Moura, que invadiu a área e deu ótimo passe para Juninho. O volante chutou mascado e mandou no canto esquerdo de Douglas: 1 a 0.
A partida seguiu dura para o América. O Bahia voltou a incomodar em finalizações de Zé Rafael, Lucas Fonseca e Bruno, ambas para fora. Aos 24 minutos, Givanildo mexeu no Coelho: França no lugar de Marquinhos. E o jovem atacante teve boa participação logo que entrou em campo, fazendo cruzamento na medida para Rafael Moura. O centroavante falhou na conclusão e desperdiçou ótima chance. Em seguida, França avançou pela ponta direita, cortou para dentro e arriscou o chute, mandando rente ao gol baiano. Aos 30min, Bahia quase balançou a rede: Elton mandou uma bomba de fora da área, e a bola explodiu no travessão de João Ricardo.
Em rápido contra-ataque, o América perdeu grande chance de matar o jogo aos 40 minutos Rafael Moura avançou pela intermediária e lançou Matheusinho, livre na área. Frente a frente com Douglas, o camisa 10 chutou forte e mandou por cima do gol. A tensão americana no Independência foi aliviada com a expulsão do zagueiro Thiago nos instantes finais.
AMÉRICA 1 X 0 BAHIA
América: João Ricardo; Norberto (Aderlan), Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, Zé Ricardo e Matheusinho (Paulão); Luan, Marquinhos (Carlos França) e Rafael Moura. Técnico: Givanildo Oliveira
Bahia: Douglas Friedrich, Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael, Ramires (Vinicius), Clayton (Gilberto) e Edigar Junio (Junio Brumado).Técnico: Enderson Moreira
Gols: Juninho, aos 2 minutos do segundo tempo (América)
Cartões amarelos: João Ricardo e Noberto (América); Tiago e Gregore (Bahia)
Cartão vermelho: Tiago (Bahia)
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: Domingo, dia 25 de novembro de 2018
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)