O América deslanchou no segundo tempo, venceu o Athletic por 2 a 0, e agora se vê em situação tranquila em relação à luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Os rivais mineiros se enfrentaram neste sábado (25/10), na Arena Sicredi, pela 34ª rodada.

A partida começou de maneira frenética, com chances claras para os dois times. Porém, tanto o Esquadrão quanto o Coelho pecaram no momento de finalizar. Com o passar dos minutos, as chances de perigo deram lugar a um jogo truncado, marcado por faltas e ausência de sequência nas jogadas.

O alviverde se impôs na etapa final e marcou logo aos 15 minutos, com o meia-atacante Miguelito. O Athletic até fez mudanças na tentativa de melhorar na partida, mas, em um lance de erro defensivo, sofreu o segundo gol – marcado pelo volante Felipe Amaral.

Situação na tabela

A quatro jogos do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o América está a seis pontos da zona de rebaixamento. O Athletic, por outro lado, segue perto do Z4.

Com a vitória deste sábado (25), o Coelho chegou aos 41 pontos, momentaneamente na 14ª posição. O Athletic, com 37, está na 16ª – na qual permanecerá independentemente dos outros resultados da rodada.

 A zona de rebaixamento é aberta pelo Botafogo-SP, que empatou por 1 a 1 com o Novorizontino nessa sexta (24) e chegou aos 35. Derrotado por 1 a 0 pelo Coritiba neste sábado, o Volta Redonda está em 18º lugar, com 34 pontos.

Próximos jogos

Pela 35ª rodada, o Athletic visitará o Avaí na Ressacada. O duelo ocorrerá a partir das 18h30 do próximo sábado (1º/11).

 Pela mesma rodada, mas em 3 de novembro, às 19h, o América receberá o Novorizontino no Independência.

O jogo entre Athletic e América

Não seria surpresa se tanto o Athletic quanto o América tivessem marcado antes dos 10 minutos de jogo, já que tiveram chances claras para isso – principalmente o Coelho. Diante defesas desorganizadas, os ataques de ambos os times chegaram com facilidade à área rival.

 Depois do começo frenético, o jogo se tornou mais truncado, especialmente no meio de campo. Faltas duras foram cometidas pelas equipes. Em consonância, as chances diminuíram, e o placar não sofreu alterações na etapa inicial.

  kuelholance.png

Lance do jogo entre Athletic e América pela Série B(foto: Mourão Panda/ América )
 

Segundo tempo

O América não demorou para marcar no segundo tempo. Aos 15 minutos, o volante Yago Souza roubou a bola no lado esquerdo da área do Athletic e cruzou para o centroavante Dubgod, que ajeitou para o meia-atacante Miguelito. O boliviano só teve o trabalho de completar para o fundo das redes: 1 a 0.

 Depois de o Athletic sofrer o gol, o técnico Rui Duarte promoveu uma série de alterações, mas nenhuma gerou efeito imediato. O que se viu foi o Coelho mantendo o controle da posse de bola.

 Mas não foi a partir de uma jogada trabalhada que os visitantes chegaram ao segundo gol, e sim de um erro do Esquadrão. Aos 29′, o goleiro Adriel tocou para o volante Fabrício Isidoro, que teve pouco tempo para pensar antes de ser desarmado pelo também volante Felipe Amaral. O camisa 8 do América partiu em velocidade, cara a cara com o arqueiro rival, e chutou rasteiro: 2 a 0.

 No momento da comemoração, jogadores do Coelho foram atingidos por objetos arremessados pelos torcedores do Athletic. O jogo ficou paralisado por poucos minutos, sem que houvesse maiores intercorrências.

 Os minutos finais da partida foram marcados por tentativas falhas do Esquadrão de diminuir o placar. O América se defendeu bem e garantiu os pontos fundamentais na luta pela permanência na Série B.

Athletic 0 x 2 América

Athletic:Adriel; Douglas Silva (Wesley Gasolina, aos 15′ do 2ºT), Marcelo Ajul, Sidimar e Yuri (Guilherme Cachoeira, aos 33′ do 2ºT); Isidoro, Sandry e David Braga (Francisco Geraldes, aos 15′ do 2ºT); Alessio (Ezequiel, aos 15′ do 2ºT), Torrão e Ronaldo. Técnico: Rui Duarte.

América:Gustavo; Júlio César (Maguinho, no intervalo), Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Felipe Amaral, Kauã Diniz e Yago Souza (Emerson, aos 36′ do 2ºT); Miguelito (Jhosefer, aos 25 do 2ºT), Titi Ortíz (David da Hora, aos 24′ do 2ºT) e Dubgod. Técnico: Alberto Valentim.

Gols: Miguelito, aos 15′ do 2ºT, e Felipe Amaral, aos 29′ do 2ºT (América)

Cartões amarelos: Sandry, Yuri e Neto Costa (Athletic) / Ricardo Silva, Kauã Diniz, Gustavo e Maguinho (América)

Motivo: 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 25/10/2025 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Sicredi, em São João del-Rei, Minas Gerais

Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)