América engrena no fim, conta com falha da Caldense e avança à semifinal do Mineiro

Matheusinho e João Paulo marcaram os gols do Coelho, que vai enfrentar o Cruzeiro na próxima fase do Estadual

 

Por: Túlio Kaizer

 Fonte: Superesportes

 
O América está classificado para a semifinal do Campeonato Mineiro. Em um jogo de pouca inspiração no Independência, o Coelho deslanchou no fim, contou com uma falha bizarra da defesa da Caldense e venceu por 2 a 0. Os gols do triunfo foram marcados por Matheusinho, aos 37, e João Paulo, aos 46 minutos da etapa final.
 
O time comandado por Givanildo Oliveira foi melhor na partida. Com controle da posse de bola, a equipe teve dificuldades para furar o bloqueio da Veterana. Os gols só saíram no fim. O primeiro, após falha da defesa da Caldense, e o segundo em contra-ataque, quando o adversário já estava no desespero para buscar o empate.
 
Com a vitória, o América vai enfrentar o Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro. A equipe celeste tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
 
O jogo
 
O primeiro tempo não encheu os olhos do torcedor que foi ao Independência. América e Caldense brigaram muito por todos os lances, mas faltou inspiração técnica. As disputas em cada jogada marcaram a etapa inicial de poucas emoções.
 
Mandante, o América tentou se impor no começo do jogo. A equipe comandada por Givanildo Oliveira comandou a posse de bola, mas encontrou forte resistência defensiva do adversário. Já a Caldense esperava uma chance para um contra-ataque mortal. E ela surgiu, mas Salatiel, na cara do gol, bateu para grande defesa de Fernando Leal.
 
O América teve dificuldades para criar. Sem conseguir entrar na área da veterana, o Coelho apostou nas finalizações de longe para levar perigo. Marcelo Toscano e Juninho assustaram. No fim do primeiro tempo, em arrancada, Júnior Viçosa chutou de longe para boa defesa de Omar.
 
O segundo tempo teve o mesmo roteiro do primeiro. O América seguiu com a posse de bola, mas não tinha forças para entrar na área da Veterana e criar chances de perigo. O time visitante tentou, durante toda a etapa final, marcar firme para encaixar um contra-ataque e matar o jogo.
 
Com dificuldades na criação, o América aproveitou um erro bizarro da Veterana para abrir o placar. Fora da área, o goleiro Omar deu passe forte, o zagueiro Renato Silveira não conseguiu dominar e a bola sobrou para Júnior Viçosa. O centroavante tentou chutar por cobertura, a bola bateu nas costas do zagueiro e foi na direção do gol. Antes que o defensor conseguisse chegar para fazer o corte, Matheusinho apareceu em velocidade e completou de cabeça para as redes: 1 a 0.
 
A Caldense foi para cima no fim. O América aproveitou para dar o golpe final. Em contra-ataque, a bola sobrou para João Paulo, que limpou a jogada e finalizou para dar números finais ao confronto: 2 a 0.
 
AMÉRICA 2 X 0 CALDENSE
 
América
Fernando Leal; Ronaldo, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho (Christian, aos 25/2°T) e Matheusinho (Sávio, aos 40/2°T); Felipe Azevedo (Neto Berola, aos 16/2°T), Marcelo Toscano e Júnior Viçosa 
Técnico: Givanildo Oliveira
 
Caldense
Omar; Carlinhos, Renato Silveira, Rodolfo e Edu Pina (Lorran, aos 20/2°T); Renan Ribeiro (Édipo, aos 39/2°T), Romário, Jean Henrique, Júlio e Judson (Tiaguinho, aos 32/2°T); Salatiel 
Técnico: Mauro Fernandes
 
Gols: Matheusinho, aos 37/2°T; João Paulo, aos 46/2°T
Cartões amarelos: Salatiel, aos 44/1°T; Edu Pina, aos 19/2°T; Romário, aos 22/2ºT; Renato Silveira, aos 45/2°T
 
Motivo: Quartas de final do Campeonato Mineiro
Data e horário: segunda-feira, 25 de março, às 20h
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Público: 2.267
Renda: R$ 9.530
 
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Márcio Eustáquio de Sousa e Marcus Vinicius Gomes