O América tem maior probabilidade de se classificar à Copa Libertadores de 2023 do que ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Segundo dados do departamento de matemática da UFMG, o Coelho atingiu 3,2% de chance de conquistar uma vaga na competição continental. 

AMÉRICA-MG
Os números ainda apontam 2,6% de possibilidade de o time alviverde terminar a Série A na zona de rebaixamento. No momento, o América ocupa a nona posição na tabela, com 32 pontos - sete de distância para o G6 e para o Z4. 
 
Com isso, a equipe tem grande chance de classificação à Copa Sul-Americana: 50,5%. Neste aspecto, só fica atrás do Atlético (70,7%), Santos (64,8%) e Athletico-PR (61,5%).
 
O Coelho chegou, nesse domingo (28/8), a seis jogos de invencibilidade no Brasileiro. No Independência, a equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini empatou em 1 a 1 com o Galo, pela 24ª rodada. 

Nesta sequência, ainda venceu Atlético-GO, Avaí, Juventude e Santos, e empatou com o Athletico-PR. Para Mancini, os resultados possibilitam o clube a sonhar com o G6.
 
"O sonho é o G6. Nós temos que falar sobre isso. Não posso tirar os sonhos das pessoas. Todos nós aqui sabemos que é possível, porque o América não está vencendo jogos e somando pontos com atuações ruins, muito pelo contrário. A cada jogo o América se mostra mais consistente, e por isso a gente se dá o direito de sonhar", disse, em entrevista coletiva após o clássico.
 
O próximo compromisso do América será contra o Coritiba, no sábado (3/9), às 20h30, novamente no Independência, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada. O Coxa está na 16ª posição, com 25 pontos.