Atacante revelado pelo Cruzeiro, Stênio foi apresentado oficialmente pelo América nesta quinta-feira (27/3), no CT Lanna Drumond, em Contagem. Em entrevista coletiva, o jovem de 21 anos comentou as dificuldades e os aprendizados no futebol europeu – passou por Itália, Portugal e Ucrânia.

“A passagem que tive no futebol europeu agregou muito para a minha carreira e a minha experiência. Vivenciei um novo futebol, novos países, novas culturas. Tive algumas dificuldades longe de todo mundo, mas passei por cima. Acredito que agregou para mim no futebol e na vida pessoal”, destacou o novo camisa 17 do Coelho, emprestado pela Raposa até o fim de 2025.

 A primeira experiência de Stênio na Europa foi pelo Torino, em 2021. Emprestado pelo Cruzeiro, o ponta defendeu o time sub-19 do clube de Turim por uma temporada. Ele marcou sete gols em 31 partidas na base italiana.  

Na volta ao Cruzeiro, Stênio acabou emprestado para o AVS, de Portugal.  Por lá, marcou um gol e uma assistência em 18 partidas entre 2022 e 2023. 

Em 2024, Stênio deixou o Cruzeiro novamente para se juntar ao Karpaty Lviv, da Ucrânia, onde não balançou a rede em 16 jogos realizados. 

Grande de Stênio objetivo no América

Campeão da Série B com o Cruzeiro, em 2022, Stênio colocou o acesso com o América para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro como o grande objetivo da temporada. 

“O meu objetivo, assim como o de todos os jogadores do América, é chegar ao fim do ano com o acesso e, se Deus quiser, com o título da Série B”, projetou.

O Coelho estreia na Série B contra o Botafogo-SP, no dia 5 de abril (sábado), às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte.

Vice-campeão mineiro neste ano, o América tenta retornar à elite do futebol nacional na terceira temporada depois do rebaixamento à Segunda Divisão.

Além de Stênio, o América se reforçou com dez jogadores para a temporada 2025: o goleiro Matheus Mendes; o lateral-direito Mariano; os meio-campistas Jhosefer, Miquéias e Cauan Barros; e os atacantes Miguelito, David Lopes, Figueiredo, Guilherme Pato e Willian Bigode.

Stênio no Cruzeiro 

Stênio foi destaque das categorias de base do Cruzeiro, sendo convocado em várias oportunidades para a Seleção Brasileira. Em 2023, ele conquistou o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a ‘amarelinha’. 

Entre empréstimos e retornos, Stênio marcou dois gols em 43 partidas pelo time principal do Cruzeiro. O ponta tem contrato com o clube celeste até o fim de 2026.