O América se apega à matemática para seguir sonhando com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o Operário-PR, nessa quarta-feira (23/10), as chances de o time mineiro subir diminuíram significativamente. O Coelho vive situação dramática e está a sete pontos do G4 da Série B.

Além da distância para a zona de classificação em número de pontos, o Coelho também encara disputa acirrada na briga por vagas na parte de cima da tabela. A equipe soma 49 pontos e está em oitavo – nunca esteve tão longe do G4 nesta temporada. Em quarto, o Mirassol tem 56. Em quinto vem o Vila Nova, com 52, seguido pelo sexto, Ceará, com 51. O Operário-PR é o sétimo, com 50.

A cinco rodadas do fim da Série B, o Coelho mira reação imediata. A equipe vem de uma sequência de três jogos sem vitória – empatou com Avaí e Goiás e perdeu para o Operário-PR. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal (UFMG), as chances de acesso do alviverde despencaram de 14,9% para 1%.

Para subir, a equipe precisa de aproveitamento de 100% nesta reta final. Isto é, em cinco jogos, o América tem de vencer todos para chegar aos 64 pontos – número ‘mágico’ para o acesso.

O técnico Lisca reconheceu a dificuldade, mas mantém a esperança: “Estamos bem atrás do G4. Os outros resultados não estão nos ajudando, mas não adianta falar disso se você não faz sua parte. Temos cinco jogos e precisamos ganhar os cinco para ainda sonhar com o acesso. Temos ainda um fio de esperança, uma possibilidade. Faltam cinco, precisamos ganhar o primeiro”.

Os jogos do América
Os confrontos vão colocar à prova um ponto forte e um ponto fraco do América – serão três jogos no Independência e dois fora de casa. No Horto, o Coelho sustenta invencibilidade impressionante – ainda não perdeu nesta temporada.

 Contudo, fora de casa, a campanha é desastrosa – em 17 jogos, são duas vitórias, sete empates e oito derrotas.

 O América volta a campo para enfrentar o Sport, na segunda-feira (28/10), às 21h, no Independência, pela 34ª rodada da Série B.

As chances de acesso
- Santos – 96,5%
- Sport – 94,2%
- Novorizontino – 81,3%
- Mirassol – 80,6%
- Vila Nova – 22,6%
- Ceará – 17,3%
- Operário-PR – 4,4%
- Goiás – 1,4%
- América – 1%
- Coritiba – 0,83%
- Amazonas – 0,4%
- Avaí – 0,003%