O América conseguiu uma boa sequência de jogos antes da rodada que encerra o turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Foram duas vitórias, três empates e apenas uma derrota nas últimas seis partidas na competição. No entanto, se quiser alcançar a tão sonhada permanência na Primeira Divisão nacional, o Coelho terá que elevar ainda mais seu aproveitamento em pontos e ficar com cerca de 45% dos pontos em disputa.


A equipe comandada por Vagner Mancini chegou à 19ª rodada na 17ª colocação na tabela, com 18 pontos e apenas 31,57% de aproveitamento. Se mantiver a porcentagem, somando mais 19 pontos dos 60 ainda em disputa, chegaria a 37 ao fim da temporada, com 99% de chances de rebaixamento.


Caso queira atingir os 45 pontos, número considerado por muitos como seguro para a permanência, é preciso somar mais 27 dos 60 pontos em disputa, o que representa um aproveitamento de 45%.


O Departamento de Matemática da UFMG calcula que com 45 pontos, o clube teria apenas 2,6% de chances de não permanecer na Série A. Segundo a análise da universidade, com 46 pontos a margem de possibilidade de queda seria praticamente nula (0,5%). Nos cálculos do departamento, hoje, o América tem 41% de chance de rebaixamento.


Restam 20 jogos para o América buscar os 27 pontos que o fariam alcançar os 45. Com o duelo frente ao São Paulo, pela 19ª rodada adiado e ainda não remarcado, o próximo compromisso do Coelho passa a ser frente ao Athletico-PR. O jogo da 20ª rodada está marcado para às 16h do próximo sábado, no Independência, em Belo Horizonte.