Nos últimos dez anos, Coelho e Galo fizeram cinco mata-matas, e o alvinegro tem vantagem de 4 a 1
Com a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar para garantir vaga na final do Campeonato Mineiro, o América terá de melhorar seu retrospecto contra o Atlético dos últimos dez anos se quiser eliminar o arquirrival e seguir na briga pelo título estadual desta temporada.
Desde 2008, ano em que o clube não participou da elite estadual porque estava disputando o Módulo II do Mineiro, foram cinco jogos mata-matas, e a vantagem é do Atlético, que levou a melhor em quatro. Em dez clássicos, o Galo venceu quatro vezes e o Coelho uma, e ainda tiveram cinco empates.
De volta à primeira divisão do Campeonato Mineiro em 2009, depois de conquistar o Módulo II na temporada anterior, o América terminou a fase classificatória do Estadual em quinto lugar e acabou eliminado pelo Rio Branco de Andradas nas quartas de final.
Em 2010, Atlético e América mediram forças também nas de quartas de final. Como havia feito melhor campanha, o Galo acabou se classificando com dois empates. Na temporada seguinte, desta vez pela semifinal, o alvinegro se classificou vencendo as duas partidas.
América e Atlético fizeram a grande final do Campeonato Mineiro de 2012. O Galo acabou ficando com o título depois de empatar o primeiro jogo e vencer o segundo. O Coelho não se classificou para a fase decisiva do Estadual de 2013.
Em 2014, novamente pela fase semifinal, o América foi mais uma vez eliminado pelo Atlético, que garantiu vaga na decisão com uma vitória e um empate. No ano seguinte, o Coelho não conseguiu classificação para a fase decisiva do Estadual.
Campeão. Na temporada de 2016, América e Atlético voltaram a decidir o título de campeão mineiro. Depois de eliminar o Cruzeiro na semifinal, o Coelho reconquistou a hegemonia estadual ao vencer o primeiro clássico contra o Galo e empatar o segundo. No ano passado, o América acabou eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.