Com a missão de sair da zona de rebaixamento, o América enfrentou neste domingo o Corinthians, pela 21ª rodada da Série A, na Arena Neo Química, em São Paulo. Em uma partida eletrizante e disputada do início ao fim, o clube mineiro empatou por 1 a 1 e segue na 17ª colocação, a apenas um ponto do Juventude, time que escapa da Segundona. Antes da bola rolar, os jogadores do Timão fizeram fila para cumprimentar o técnico Vagner Mancini, que comandou a equipe no início da temporada neste ano. 


No primeiro tempo, o América já começou com pressão sobre o adversário e quase marcou no minuto inicial da partida com Ribamar. O atacante recebeu uma ótima bola de Juninho e, dentro da área, não conseguiu acertar as redes e desperdiçou uma grande chance para o Coelho. Mesmo com menor posse de bola, o clube mineiro conseguiu finalizar mais vezes, até que abriu o placar aos seis minutos com Marlon. O jogador recebeu um lançamento nas costas de Willian e marcou. 1 a 0.

Mas, aos 16 minutos, o Corinthians conseguiu empatar com Giuliano, após uma jogada pela direita do estreante Willian. O meia mandou para Róger Guedes, que finalizou. A bola sobrou para Jô, que tentou marcar, ficou no rebote e mandou para o volante – o jogador fez o primeiro gol pelo clube desde a estreia, há seis jogos. 1 a 1.

O América não se intimidou diante do gol sofrido e seguiu na pressão contra o rival paulista. Aos 22 minutos, Ademir assustou o goleiro Cássio ao riscar de muito longe e a bola passar perto do gol. 


Diante de um início de jogo ruim, o Corinthians conseguiu melhorar e chegar mais ao ataque. Com uma recomposição defensiva, o clube ficou mais veloz e dominou a posse de bola. Aos 39 minutos, foi a vez do time alvinegro ficar perto de marcar com Gabriel, que mandou nas traves do Coelhão após cobrança de escanteio.

Marlon comemorou o gol marcado fora de casa e agradeceu a família. Ele ainda ressaltou a dificuldade com o gramado, mas disse que a equipe conseguiu neutralizar o problema e fez uma boa partida na etapa inicial. Na arbitragem, o jogo foi bem tranquilo e nenhum cartão chegou a ser marcado.

O segundo tempo

Na etapa complementar, o técnico Mancini fez uma substituição no ataque: saiu Ribamar e entrou Rodolfo. E mais uma vez, o Coelho seguiu na pressão e Lucas Kal arriscou uma jogada logo aos dois minutos, mas a bola foi para fora. Um erro do América quase fez o Corinthians marcar o segundo e garantir a vitória. O lateral-direito Fagner recebeu um ótimo passe e avançou livre para o ataque, mas não encontrou nenhum jogador. Depois, o assistente também marcou posição irregular.

Apesar de criar muitas chances para fazer o segundo gol, faltou à equipe do América caprichar nas jogadas para balançar as redes. Aos 9 minutos, Marlon cruzou na área, mas Cássio conseguiu defender facilmente. E o Corinthians quase conseguiu marcar em seguida, após uma dobradinha entre Róger Guedes e Giuliano, que chutou livre para o gol, mas chutou para fora. O técnico Sylvinho ainda aproveitou para fazer uma mudança, com a saída de Willian para a entrada de Renato Augusto.

Mais uma vez, Giuliano mostrou garra. Aos 23 minutos, ele avançou pelo campo e após um drible em Ricardo Silva, mas bateu para o gol sem força. O América voltou a contar com a sorte para não ficar atrás no placar. Jô recebeu um passe de Fábio Santos, ficou cara a cara com o goleiro americano e foi desarmado. Cavichioli ficou caído no chão, chegou a pedir atendimento, mas levantou e seguiu no jogo.

Marlon, autor do gol que garantiu o empate, foi substituído aos 27 minutos do segundo tempo por Alan Ruschel. Aos 34 minutos, o América voltou a ocupar a área ofensiva com lance de Ademir e Yan Sasse, que entrou no lugar de Zárate. O jogador bateu forte para o gol, mas Cássio defendeu. O Corinthians seguiu atacando mais e o Coelho segurou a pressão na defesa para conseguir manter o empate, com boa atuação do goleiro Cavichioli, que salvou o clube diversas vezes. 

No fim, o juiz marcou cartão vermelho em Gabriel, que foi expulso após um xingamento. Os jogadores chegaram a reclamar com o árbitro sobre a atuação na partida, principalmente de um pênalti que teria sido marcado no segundo tempo.

"Em dois jogos, não fomos vazados. Fiz uma defesa em dois jogos, só um chute a gol, o pessoal se doa muito em campo. Então acho que nada mais justo que quando necessário a gente poder ajudar. Feliz, vemos em uma crescente e tenho certeza que podemos almejar uma coisa muito grande ainda no campeonato", comemorou Cavichioli.

Próximos jogos

O América volta a entrar em campo no próximo domingo (26), na Arena Independência, às 11h, contra o Flamengo. Já o Corinthians, que segue na sexta posição com 30 pontos, tem um clássico contra o Palmeiras no sábado (25), às 19h, na Arena Neo Química.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X AMÉRICA

Horário: 18h15 (Brasília)

Local: Arena Neo Química

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (CBF/DF)

Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (CBF/DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (CBF/DF)

VAR: Wagner Reway (FIFA/PB)

Gols: Marlon, aos 6 minutos do primeiro tempo; Giuliano, aos 16 minutos do primeiro tempo

Cartão: Gabriel (amarelo)

Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel; Willian (Renato Augusto), Giuliano (Luan) e Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito);  Róger Guedes e Jô. Técnico: Sylvinho.

América: Matheus Cavichioli; Patric, Anderson, Ricardo Silva, Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho, Ademir (Marcelo Toscano), Alê; Mauro Zárate (Yan Sasse) e Ribamar (Rodolfo). Técnico: Vagner Mancini.