América abriu o placar, mas não suportou a pressão e cedeu o empate ao Sport(foto: Mourão Panda/América)
A vitória do América não veio, mas o time saiu da Arena de Pernambuco satisfeito. O Coelho visitou o Sport neste sábado (13/7), pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e empatou por 1 a 1. A igualdade no placar possibilitou que os comandados pelo técnico Cauan de Almeida reassumissem a ponta do torneio, pelo menos de forma momentânea.

América e Sport na tabela da Série B

O Coelho chegou aos 26 pontos – sete vitórias, cinco empates e três derrotas – e recuperou a liderança. Para encerrar a rodada em primeiro, depende do desempenho do Santos. O Peixe, com 25 tentos, joga nesta segunda-feira (15/7), contra o Ituano, às 20h, na Vila Belmiro, de olho no topo.

O Sport, por sua vez, alcançou os 24 tentos e subiu para a terceira colocação. No entanto, corre o risco de deixar a zona de acesso ao longo da rodada.

Próximos jogos de América e Sport

Pela 16ª rodada, o América recebe o Amazonas no Independência, no próximo sábado (20/7), a partir das 17h. O Sport volta a campo em 23 de julho (uma terça-feira), diante da Chapecoense, às 19h, na Arena Condá, em Chapecó, pela 17ª rodada.

América subiu a marcação e abriu o placar

Os donos da casa controlaram a bola e começaram melhor a partida. Fabrício Dominguez, aos sete minutos, correu nas costas da defesa do América e recebeu passe. O meio-campista não teve dificuldades para puxar a bola para o pé esquerdo e acertar a rede americana. No entanto, o bandeira assinalou o impedimento.

Depois do susto, o América subiu a marcação, soube aproveitar os contra-ataques e respondeu a iniciativa do Sport. Por algum tempo, faltou eficiência. Fabinho, por exemplo, desperdiçou duas oportunidades.

Aos 16 minutos, o alívio. Caíque França rebateu mal cobrança de escanteio, e Éder, bem posicionado, cabeceou para inaugurar o marcador na Arena de Pernambuco: 1 a 0.

Pouco tempo se passou até o Coelho criar outra chance. Juninho recebeu passe rasteiro na pequena área, mas não conseguiu atingir a redonda em cheio. A bola tocou na canela do capitão e cruzou a linha de fundo.

No fim da etapa inicial, o Sport aproveitou que os adversários abaixaram as linhas e ensaiou reação. Recuperou a posse de bola e chegou com perigo pelo menos duas vezes. Os dirigidos pelo treinador Mariano Sosa pecaram na pontaria, e o placar permaneceu favorável aos visitantes, que ainda executaram escapes perigosos antes de João Vitor Gabi apontar para o meio do campo.

América cedeu o empate

O Sport manteve o controle da bola no segundo tempo. Com a vantagem no placar, o América se fechou e buscou os contra-ataques.

A primeira grande chance da segunda metade saiu dos pés de Tití Ortiz. O atacante argentino levou perigo em cobrança de falta. Elias saltou e viu a bola passar próximo à trave direita. Enquanto isso, o América despontou no ataque somente aos 14 minutos, mas não de forma perigosa.

A blitz dos pernambucanos deu resultado. Também em cobrança de escanteio, aos 15 minutos, Fabrício Dominguez se posicionou na primeira trave e pulou mais alto que os defensores para cabecear e empatar: 1 a 1.

Para recuperar a vantagem, o técnico Cauan de Almeida renovou as energias do meio para frente. Mariano Soso respondeu e também apostou em jogadores descansados.

O Sport seguiu dominante. E o América não teve fôlego. Alê, por exemplo, tentou puxar alguns contra-ataques, mas a perna não respondeu. No fim da partida, os donos da casa levaram perigo à meta amricana e quase alcançaram a vitória.

Ficha técnica

Motivo: 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Arena de Pernambuco, Recife
Data: 13 de julho de 2024
Gols: Éder (16′ do 1º T); Fabrício Dominguez (15′ do 2ºT)
Cartões amarelos: Mariano Sosa (39 do 1ºT); Felipe (48′ do 1ºT); Juninho (10′ do 2º T); Tití Ortiz (19′ do 2º T)
Cartão vermelho: 
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Público: 16.916 torcedores
Renda: R$ 331.480,00

Sport: Caíque França; Roberto Rosales (Dieguinho), Luciano Castan, Alisson Cassiano, Chico (Riquelme); Fabrício Dominguez, Felipe; Chrystian Barletta (Vini Faria), Lucas Lima, Tití Ortiz (Gustavo Coutinho) e Zé Roberto (Fábio Matheus). Técnico: Mariano Soso.

América: Elias; Matheus Henrique (Wallisson), Potiguar, Éder, Marlon; Alê, Juninho (Flávio), Moisés (Felipe Amaral); Adyson, Brenner (Renato Marques) e Fabinho (Felipe Azevedo). Técnico: Cauan de Almeida.