0X0

Em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, América e Itabirito não saíram do zero a zero no Independência. As equipes até criaram boas oportunidades para balançar as redes mas pecaram no arremate final.

Com o resultado, o Itabirito, mandante do jogo, chegou aos quatro pontos no Grupo A, a mesma pontuação do Cruzeiro, que entrará em campo neste sábado (3), contra o Atlético. Uma derrota Celeste vale a segunda colocação para o Gato do Mato.

Já o Coelho, segue líder do Grupo C, agora com sete pontos, e pode ver o Athletic e o Patrocinense alcançarem a mesma pontuação. Porém, o alviverde possui um saldo de onze gols, enquanto os adversários somam apenas um. 

As equipes retornam aos gramados no meio da próxima semana. O América será o primeiro. O Coelho receberá o Uberlândia, no Independência, às 19h, da quarta-feira (7). No dia seguinte, o Gato do Mato, visitará o Pouso Alegre, no Manduzão, às 19h30.

O jogo

O duelo começou agitado no Horto. Logo nos primeiros minutos, uma confusão no setor defensivo do Coelho resultou em cartões amarelos para Ricardo Silva, do Coelho, e Da Silva, do Itabirito. Com os ânimos apaziguados, a bola voltou a rolar com o Gato do Mato levando mais perigo ao gol de Dalberson. Só aos 25 minutos que o América assustou o arqueiro Elias após cruzamento de Marlon pela esquerda.

Aos 34 o travessão e o corte preciso de Ricardo Silva impediram o gol do adversário. Com Dalberson batido no lance, Ricardo conseguiu testar a bola para cima, que tocou no travessão e voltou em cima da linha da meta americana  Para alívio americano, o lance foi revisado pelo VAR que validou o “não gol” já apontado em campo pela arbitragem.

Em seguida, o confronto ficou equilibrado com o América tendo duas chances nos acréscimos para abrir o placar, porém, sem eficiência no arremate final. Já na volta do intervalo, foi a vez do goleiro Elias impedir o primeiro tento do jogo.

Aos sete minutos, o jogador se transformou em um paredão à frente do ataque alviverde. Foram três lances seguidos, sendo dois com intervenção direta de Elias. No primeiro, o goleiro parou o chute de Juninho com o peito. No rebote, Renato Marques tentou de letra e novamente ele afastou o perigo. Na última tentativa do Coelho, Bryan, cria do América, foi o escudo e conseguiu mandar para a linha de fundo o chute de Felipe Azevedo.

Sem conseguir furar o bloqueio do Gato do Mato, o técnico Cauan de Almeida modificou o lado esquerdo da equipe americana. Entraram Nicolas, na vaga de Marlon, e Matheusinho, no lugar de Vitor Jacaré. Na reta final do jogo, Rodriguinho e Adyson entraram nos lugares de Moisés e Renato Marques. 

Mesmo com fôlego novo, o América não conseguiu chegar ao tento vitorioso e ainda viu Nicolas cortar uma chance clara de gol do Itabirito nos acréscimos do jogo. 

FICHA TÉCNICA

ITABIRITO 0X0 AMÉRICA

Itabirito: Elias; Lucas Mota, Rayan, Lucas Costa e Bryan; Crecci (Bruno Menezes), Fabrício Bigode, Rondinelly (Germano), Branquinho (Dudu); Johnatan e Da Silva (Rafael Pavani). Técnico: Marcelo Caranhato

América: Dalberson; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Éder, Marlon (Nicolas); Juninho, Alê, Felipe Azevedo (Rodrigo Varanda), Moisés (Rodriguinho), Vítor Jacaré (Matheusinho); Renato Marques (Adyson). Técnico: Cauan de Almeida

Motivo: 3ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 3 de fevereiro de 2024 (sábado)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte-MG
Arbitragem:  Hieger Tulio Cardoso, auxiliado por Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges
VAR:Rodolpho Toski Marques
Cartões amarelos: Gustavo Crecci, Da Silva, Germano (Itabirito); Ricardo Silva, Renato Marques, Marlon, Nicolas (América)