Em um jogo condicionado pelo temporal em Belo Horizonte, América e Cuiabá empataram por 1 a 1 na tarde deste domingo (16/11), no Independência. A partida, pela penúltima rodada da Série B, foi marcada pelo gramado encharcado, que atrasou o reinício do segundo tempo. O intervalo durou mais de 40 minutos. As poças d’água prejudicaram a qualidade técnica do confronto. Na etapa final, Carlos Alberto marcou para o Dourado, mas Willian Bigode buscou o empate para o Coelho.

O resultado pouco altera a situação das equipes, que apenas cumprem tabela na reta final da competição. O América, que jogou com 14 desfalques e já livre do rebaixamento, chega aos 46 pontos, na 12ª colocação. O Cuiabá, também sem chances de acesso ou risco de queda, vai a 51 pontos, na 11ªposição.

Ambas as equipes se despedem da temporada no próximo domingo (23/11), às 16h30. O América viaja até Curitiba para enfrentar o Athletico Paranaense, na Ligga Arena. O Cuiabá encerra sua participação em casa, recebendo o Criciúma na Arena Pantanal.

Chuva forte trava o jogo no Independência

O primeiro tempo entre América e Cuiabá, no Independência, foi definido por um adversário em comum: o forte temporal que atingiu Belo Horizonte. Com o gramado rapidamente encharcado, o que se viu foi um jogo de pouca técnica, muita luta e placar zerado. As poças de água tornaram-se protagonistas, ditando o ritmo e, por vezes, parando a bola.

Foi do Cuiabá a primeira chance real. Aos 8 minutos, Carlos Alberto saiu na frente de Cássio, que fechou bem o ângulo e salvou o Coelho. O Dourado ainda assustou em chute colocado de Sander, aos 22, e na melhor oportunidade da etapa, aos 39, Victor Barbara dominou livre na pequena área após cobrança de falta, mas escorregou no gramado molhado e finalizou para fora. Aos 43, David Miguel ainda bateu rasteiro, tirando tinta da trave.

O América tentou pressionar, mas foi vítima direta das condições do campo. Aos 31, jogadores pediram pênalti em cabeceio de Willian Bigode que teria desviado na mão da zaga, mas a árbitra Edina Alves mandou o jogo seguir. O lance mais emblemático da dificuldade americana ocorreu aos 37, quando Rafa Silva e Bigode tentaram finalizar de dentro da área, mas viram a bola parar em uma poça de água.

Gols relâmpagos após o dilúvio

Se o primeiro tempo foi dominado pelas poças de água, a segunda etapa demorou 41 minutos além do previsto para recomeçar, tempo necessário para a drenagem do gramado melhorar minimamente.

Com a bola rolando, o Cuiabá foi mais eficiente no início. Logo aos 3 minutos, Carlos Alberto foi lançado pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado na saída de Cássio para abrir o placar: 1 a 0.

O Dourado quase ampliou aos 8, em forte chute de Denilson que passou perto. A reação do América, que voltou do intervalo com Rafa Barcelos no lugar de Yago Souza, não demorou.

Aos 12 minutos, Rafa Silva deu passe preciso entre os zagueiros para Willian Bigode, que tocou com categoria na saída de Luan Polli e decretou o empate no Horto: 1 a 1.

waldirbigode-america2.png

(foto: Mourão Panda / América)

AMÉRICA 1 x 1 CUIABÁ

América: Cássio; Ricardo Silva, Júlio César, Emerson e Paulinho; Felipe Amaral, Kauã Diniz e Yago Souza (Rafa Barcelos, intervalo); Rafa Silva (Arthur Sousa, aos 36′ do 2ºT), Willian Bigode (Guilherme Pato, aos 32′ do 2ºT) e Thauan (Miquéias, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Alberto Valentim

Cuiabá: Luan Polli; Nino Paraíba, Nathan, Calebe e Sander; David Miguel, Denilson (Gabriel Mineiro, aos 29′ do 2ºT)e De Lucca (Jadson, aos 19′ do 2ºT); Carlos Alberto (Asad, aos 38′ do 2ºT), Max (Luís Soares, intervalo) e Victor Barbara (Dudu, aos 29′ do 2ºT). Técnico: Eduardo Barros

Motivo: 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 16/11/2025
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Gizeli Casaril (SC) e Anne Kesy Gomes de Sa (AM)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)

Gols: Carlos Alberto (Cuiabá, aos 3′ do 2ºT); Willian Bigode (América, aos 12′ do 2ºT)
Cartões amarelos: Yago Souza, Rafa Silva (América); Max (Cuiabá)