As cortinas do estádio Independência se abriram às 19h desta quinta-feira (25/1) para um espetáculo protagonizado por Gonzalo Mastriani. O desempenho coletivo do América desenvolveu o enredo para o uruguaio fazer história e marcar cinco vezes na goleada por 6 a 0 sobre o Pouso Alegre, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Quem não viu custa a acreditar, mas os 2.039 espectadores das cenas apoteóticas do estrangeiro garantem: foram quatro gols apenas no primeiro tempo. Ele ainda fez mais um na etapa final e, já substituído, viu do banco de reservas Renato Marques encerrar a exibição americana com outra bola na rede.

Mastriani e cia voltam a se apresentar no próximo domingo (28/1), às 20h, quando encaram o Ipatinga no estádio Ipatingão. O Pouso Alegre recebe o Tombense no mesmo dia, mas às 17h, no Manduzão.

Mastriani comanda atropelo
Mastriani precisou de apenas um minuto para se mostrar inspirado. Marlon cruzou rasteiro, dentro da área, e o centroavante, com o gol aberto, só desviou para abrir o placar. Aos sete, a assistência veio de Matheus Henrique, que alçou para área da direita e viu o uruguaio cabecear para a rede.

O terceiro surgiu em cruzamento da esquerda, de Vitor Jacaré, que também encontrou a testa do uruguaio, e esta, o gol rubro-negro. Um passeio! Mastriani ainda voltou a comemorar no primeiro tempo, aos 46, após Juninho, da direita, erguer para a área. Pelo alto, o gringo marcou mais uma vez.

Em meio aos gols, um domínio absoluto do América, que controlou a posse de bola, enquanto o Pouso Alegre tentava se defender. Apenas tentava.

E teve mais Mastriani
O Coelho seguiu melhor na etapa final e só não fez o quinto aos cinco minutos porque o goleiro Thiago Braga se esticou todo para espalmar. A resposta dos visitantes veio aos dez, em falta cobrada por Samuel Balbino na trave alviverde.

Só que a noite de gala era toda do América. Mastriani quase fez mais um, de cabeça, aos 15. Mas, cinco minutos depois, Marlon cruzou rasteiro da esquerda e... adivinhe! O gringo tocou de primeira para fazer o quinto e disparar ainda mais na artilharia da competição — nenhum outro jogador marcou mais de um gol nesta rodada inicial.

Renato Marques quase ampliou a goleada aos 36, em chute perigoso à direita. Mas foi aos 39 que ele acertou o alvo, após receber de Gustavinho dentro da área e bater cruzado.

América 6x0 Pouso Alegre
América: Dalberson; Matheus Henrique, Eder, Ricardo Silva e Marlon; Alê (Lucas Kal), Juninho (Gustavinho) e Moisés (Rodriguinho); Fabinho, Mastriani (Renato Marques) e Vitor Jacaré (Felipe Azevedo). Técnico: Cauan de Almeida

Pouso Alegre: Thiago Braga; Jefferson Feijão, Luís Gustavo, Alex Alves e Samuel Balbino; Léo Príncipe (Kauê), Henrique Rocha (Magno) e Lucas Nathan (Henrique); Gabriel Neto (Bustamante), David e Nestor (Thiaguinho). Técnico: Gustavo Brancão

Gols: Mastriani (1'/1ºT, 7'/1ºT, 17'/1ºT, 46'/1ºT e 20'/2ºT) e Renato Marques (39'/2ºT)

Cartões amarelos: Éder (América) Léo Príncipe e Lucas Nathan (Pouso Alegre)

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: quinta-feira, 25 de janeiro, às 19h
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte  

Árbitro: Paulo César Zanovelli
Auxiliares: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Público: 2.039
Renda: R$ 18.955