A Alemanha vive um drama em Copas do Mundo desde a conquista da taça em 2014. No Catar, os alemães passaram por cima da Costa Rica, por 4 a 2 - apesar do susto de ter tomado a virada - mas não levaram a classificação, já que o time ficou com saldo 1 e a Espanha, que ficou em segundo lugar, 6.
A Alemanha não encontrou dificuldades no início da primeira etapa e dominou por completo a partida. Logo aos 9 minutos, o time alemão abriu o placar para tentar espantar a zebra o quanto antes. Raum fez boa jogada pela direita e cruzou para o ótimo cabeceio de Gnabry. Navas pulou e nada pôde fazer. 

Gnabry foi o nome do primeiro time. Todas as jogadas passavam por seus pés, principalmente as que levavam grande perigo ao time caribenho. Aos 39, ele driblou três jogadores da defesa e deu um lindo chute com grande perigo ao Navas. 
No fim do primeiro tempo, quase saiu o empate da Costa Rica. Rudiger vacilou na zaga, Campbell ficou com a bola e jogou por cima da meta de Neuer. 

A Costa Rica foi para cima no segundo tempo e mudou a postura em campo. Na primeira jogada de perigo veio o empate. Cruzamento e cabeçada certeira, Neuer deu rebote e Tejeda estufou o barbante, levando os torcedores à loucura.

O que parecia impossível aconteceu. A Costa Rica virou o placar sobre a Alemanha, aos 24 minutos. A bola foi cruzada para área, houve um dividida entre os zagueiros e Juan Vargas empurrou para as redes para entrar para a história

Porém, a Alemanha mostrou sua força e empatou e Havertz empatou a partida mais uma vez, três minutos depois. 

Aos 39 minutos, Gnabry acertou o cruzamento pela direita e Havertz, artilheiro do dia, empurrou para o gol para virar a partida novamente, dessa vez para a Alemanha. No fim do jogo, Fullkrug ainda aumentou o placar que foi insuficiente para dar a classificação ao time. 

Ficha técnica
Alemanha 4 X 2 Costa Rica

Alemanha: Neuer; Kimmich, Süle, Rüdiger e Raum; Gündogan, Goretzka, Thomas Müller, Sané e Gnabry; Musiala.

Costa Rica: Keylor Navas; Fuller, Óscar Duarte, Waston, Vargas e Oviedo; Celso Borges, Tejeda, Gerson Torres e Campbell; Contreras.
Motivo: Terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.
Data: 01 de dezembro de 2022 (quinta-feira)
Local: Al Bayt Stadium
Arbitragem: 
Cartões amarelos: 
Gol: -