SÉRIE B


Na briga para se afastar da zona de rebaixamento (16º, com 18 pontos), o Cruzeiro fechará sua participação no turno da Série B em confronto com o Náutico, às 19h desta terça-feira, no estádio dos Aflitos, no Recife. O time pernambucano vem de sequência de quatro derrotas, depois de um início bastante promissor com oito vitórias e seis empates.


O primeiro tropeço do Timbu foi na 15ª rodada, fora de casa, diante do atual primeiro colocado, Coritiba, por 3 a 1. Igor Paixão, Waguininho e Léo Gamalho balançaram as redes para o Coxa, enquanto Matheus Carvalho anotou o tento de honra do alvirrubro.


Ainda na liderança, o Náutico foi surpreendido nos Aflitos pelo então lanterna Confiança, que aplicou uma goleada por 4 a 0. O vexame desestabilizou a equipe treinada por Hélio dos Anjos, que perdeu os dois duelos seguintes como visitante: Sampaio Corrêa (2 a 0) e Avaí (2 a 0).


A série negativa foi tão prejudicial que o Náutico, outrora em primeiro, estacionou nos 30 pontos e saiu do G4. No topo da classificação, o Coritiba soma 33, seguido por CRB (2º, com 32) e Goiás (3º, com 31). Sampaio Corrêa e Avaí, ambos com 30, levam vantagem sobre o alvirrubro no saldo de gols e por isso são quarto e quinto colocados, respectivamente.


O começo do Náutico na segunda divisão de 2021 foi avassalador. Nas sete primeiras rodadas, o time contabilizou 17 pontos (quase 81%). Já na 14ª, quando ainda estava invicto, a vantagem sobre o Goiás, à época em quinto, era de sete pontos: 30 a 23.


A queda de produtividade do Timbu impactou nos cálculos de probabilidade do Departamento de Matemática da UFMG. Hoje, a chance de acesso é de 26%, ante 59,6% do Coritiba, 54,8% do CRB, 45,2% do Goiás e 40,1% do Sampaio Corrêa.


Náutico e Cruzeiro vão se enfrentar pela 35ª vez na história. O retrospecto aponta 16 vitórias mineiras, sete empates e 11 triunfos pernambucanos. Na Série B de 2020, não houve ganhador nos duelos: 1 a 1, no Recife, e 0 a 0, em Belo Horizonte.

Entre os atletas do elenco do Náutico, destaque para o meia Jean Carlos, autor de sete gols e quatro assistências em 17 partidas na Série B, e o atacante Caio Dantas, artilheiro da segunda divisão de 2020 pelo Sampaio Corrêa, com 17 gols.