O desequilíbrio entre os times da capital e do interior na edição 2019 do Módulo I do Campeonato Mineiro fará com que se tenha duas competições praticamente distintas nas quatro rodadas finais da primeira fase, que depois dos jogos deste sábado e domingo terá uma parada de duas semanas por causa do Carnaval.
E a primeira dessas batalhas do Estadual envolve Atlético, América e Cruzeiro, que já estão matematicamente classificados para as quartas de final, com os três primeiros lugares praticamente garantidos, mas que desejam mesmo é a liderança, para jogar toda a fase decisiva em vantagem.
No caso das quartas, que é a próxima etapa do Mineiro e será jogada em partida única, o benefício dos quatro primeiros colocados será mandar o confronto, que em caso de empate será decidido nos pênaltis.
Nas semifinais e na decisão do título, quem tiver melhor campanha nesta primeira fase que está em disputa, além de fazer o jogo de volta dentro de casa, ainda joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol (www.mat.ufmg.br/futebol), mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, são de 99,8% as chances de a primeira colocação desta fase preliminar do Módulo I ficar com Atlético, América ou Cruzeiro, sendo que o Galo, apesar de ter escalado um time reserva em quatro das sete rodadas, aparece como favorito por liderar a competição de forma isolada, com um ponto a mais que Coelho e Raposa.
MOTIVOS
Apesar de nas 15 edições anteriores do Campeonato Mineiro em que foi usada esta fórmula, que vem desde 2004, o time que decidiu o título em vantagem ter sido campeão seis vezes, com a equipe que estava em desvantagem levantando a taça nove vezes, o primeiro lugar tem um significado especial para cada um dos três clubes da capital.
No caso de Atlético e Cruzeiro, a história recente é o maior incentivo para que eles busquem a primeira colocação.
Nas duas últimas edições, a decisão foi entre eles. E a vantagem foi decisiva para se conhecer o campeão, com o Atlético levando a melhor em 2017, fazendo a volta no Independência, e o Cruzeiro dando o troco no ano passado, levantando a taça graças ao fato de jogar por vitória e derrota pela mesma diferença de gols, pois perdeu por 3 a 1, no Horto, e depois fez 2 a 0, no Mineirão.
IMPORTÂNCIA
No caso do América, ocupar a primeira colocação significa praticamente ter um clássico contra Atlético e Cruzeiro apenas na decisão.
Apesar de no seu último título o Coelho ter levantado a taça passando por Raposa, na semifinal, e Galo, na decisão, desde 2004, em dez confrontos de mata-mata pelo Estadual contra os dois rivais da capital, o América só levou vantagem mais uma vez, diante do Cruzeiro, na semifinal de 2012, que teve as duas partidas disputadas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pois os estádios de Belo Horizonte estavam em reforma por causa das Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014).
Em sete oportunidades, os americanos foram eliminados. E esse percentual de 70% de insucesso nos confrontos de mata-mata contra atleticanos e cruzeirenses justifica a briga do Coelho pela ponta.