Minas1
seg, 25 de nov de 2024
Horário: 06:36 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

38 anos de R10: quando o moleque Ronaldinho imitou lance genial de Pelé na Copa de 1970

21/03/2018 00h00 - Atualizado em 21/03/2019 12h32 por Admin


92847_8_image__3_.png

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br

Ronaldinho Gaúcho comemora o primeiro aniversário pós-aposentadoria oficial do futebol profissional nesta quarta-feira. No aniversário de 38 anos, o Hoje em Dia relembra os tempos em que R10 era apenas uma criança, e já fazia magia nas quadras de futsal de Porto Alegre, inclusive imitando drible lendário de Pelé durante a Copa de 1970 (veja no fim).

Atuando pelo Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), e tendo Cleon Espinoza - irmão de Valdir Espinosa, técnico campeão mundial pelo Grêmio - como treinador, R10 já era acima dos demais garotos.

Em um lance gravado em fita antiga, e pertencente ao acervo do próprio Cleon, Ronaldinho revive a finta de corpo desconcertante que Pelé deu no ex-atleticano Ladislao Mazurkiewicz em Brasil x Uruguai na semifinal da Copa 1970. As imagens de R10 ainda criança, fazendo miséria no futsal de Porto Alegre, foram utilizadas pela Nike em uma das propagandas da campanha "Joga Bonito".

R10 no Procergs, time treinador pelo irmão de Valdir Espinosa; imagens fizeram parte de comercial da

R10 no Procergs, imagens fizeram parte de
campanha da Nike, denominada "Joga Bonito"

A bola é tocada por Tostão, cruzando a entrada da área. Ela vai de encontro a Pelé, que corre em direção ao gol. Mazurka sai da baliza para tentar interceptar a bola. Sabe que o Rei fatalmente a alcançaria.

Num lance de ilusão pura, o eterno camisa 10 parte para um lado, e deixa a bola passar, dando uma espécie de "drible da vaca" no goleiro. Por capricho do destino, Pelé chuta para fora. Gol este que também escapou do Bruxo, quando ainda era uma criança.

Este drible de R10 ainda criança, no futsal gaúcho, faz parte deste acervo em fita VHS de Cleon Espinoza. Membro do clã Espinoza, que fez história no Grêmio, e que foi o primeiro treinador de futsal do ex-melhor do mundo, talvez a maior joia que já surgiu no Imortal Tricolor.

"Mais um dia me divertindo e fazendo o que amo! Esse gol me fez voltar no tempo de criança, onde aprendi muito com o futsal. Então esse gol eu dedico a família Espinoza, em especial ao meu primeiro treinador de futsal, que me ensiou muito, Cleon Espinoza, te levo sempre no meu coração, você e família. Um grande abraço do teu filho preto aqui", escreveu R10, em 2017, quando fez jogos de exibição de futsal na Índia.