Que Belo Horizonte é a capital nacional dos bares não é segredo para ninguém. A cidade recebeu oficialmente o título há dois anos, quando o Censo revelou que BH é a capital com mais estabelecimentos do tipo do país. Mas não se trata apenas de quantidade, mas também de qualidade. Em outubro 2019, a Unesco concedeu ao município o título de Cidade Criativa da Gastronomia, que colocou a metrópole em um seleto grupo de referências internacionais da boa culinária. Para celebrar essas conquistas, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e em parceria com o Sebrae Minas, lançou, nesta quarta-feira (13), o projeto “Bares com Alma”, que reúne 30 estabelecimentos notáveis da cidade.

A ideia do projeto é homenagear e reconhecer bares da capital que contribuem para a construção da história da gastronomia, e, que, de certa forma, ajudam a moldar a identidade do belo-horizontino. No lançamento ocorrido no Mercado Novo, estiveram presentes a presidente da Belotur, Bárbara Mennucci; o analista de negócios do Sebrae Minas, Renato Lana; o chef Túlio Montenegro, representante da Abrasel; o jornalista gastronômico, Nenel Neto; entre outros.

Para Mennucci, a gastronomia é um elemento estratégico de alavancada do turismo na capital, mas não somente, pois também diz respeito à própria cultura local. “Todo o ecossistema de Belo Horizonte, conhecida como a capital dos botecos, recebe reconhecimento mundial no âmbito cultural. Os botecos locais contam uma grande tradição gastronômica, que faz com que seja fundamental entender o que está acontecendo no setor”, salienta ela, destacando que a inspiração para a criação do projeto veio de um país vizinho. Na Argentina, o Ministério da Cultura criou o programa “Bares Notáveis”, que busca valorizar e apoiar bares e cafés relevantes de Buenos Aires, reconhecidos pela sua antiguidade, cultura e relevância social. 

Os bares selecionados pelo projeto “Bares com Alma” receberão placas de reconhecimento, que serão instaladas tanto na parte externa quanto na interna. Na primeira etapa do projeto, foi criada uma base de dados com cerca de 100 bares da cidade. O projeto foi adequado para a capital a partir da inspiração do projeto de Buenos Aires pelo designer e pesquisador Rafael Quick, que também é o articulador do movimento de revitalização do Mercado Novo de Belo Horizonte. “Bares com alma são aqueles estabelecimentos antigos com elementos singulares que se tornam relevantes para a sua comunidade. Foram escolhidos bares com, no minímo, 30 anos de idade. Nem sempre é fácil achar esses estabelecimentos. Por isso, queremos que esta lista seja um guia e aproxime dos bares tanto quem é da cidade quanto com quem é de fora”, comenta Quick.

A seleção foi feita por um júri, que contou com representantes do poder público, instituições do setor, jornalistas e personalidades da cultura boêmia da cidade. Na sequência, houve uma análise mais aprofundada de cada estabelecimento listado, quando foram realizadas visitas e entrevistas nos locais escolhidos previamente.

Dentre eles, está o Bar do Valle, localizado da rua Grão Mogol, no Carmo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Aberto em 1931, com mais de 90 anos de funcionamento, o bar atende seus clientes de domingo a domingo, das 6h às 23h, servindo comida de estufa, como maçã de peito, almôndegas e feijão tropeiro, além, é claro, de cerveja gelada e cachaça. “Receber esse reconhecimento é muito importante, porque gostamos de atender os clientes muito bem. Com tantos anos de funcionamento, criamos um vínculo de amizade com eles”, diz o proprietário do Bar do Valle, Nelson Vieira da Silva.

Todas as regionais são contempladas
A ideia da Prefeitura de Belo Horizonte é expandir o projeto, reconhecendo, nos próximos meses, outros bares icônicos. “Queremos continuar com esta valorização dos bares, promovendo a história dos botecos e botequins que são parte da cidade”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci. Na seleção, houve uma preocupação em selecionar bares de todas as regionais de BH. “O processo de seleção dos bares traz uma visão de descentralização, incentivando a descoberta dos bairros e fortalecendo nosso posicionamento cultural e turístico”, aponta Bárbara. 

“Quando falamos em ‘bar com alma’, nos referimos à autenticidade do estabelecimento, aos elementos significativos que o tornam único e que ressoam em Belo Horizonte, exercendo um papel importante no desenvolvimento econômico. É entender as pessoas por trás desses bares, conhecer as mulheres e homens que ajudam a construir essa história e que representam a alma da cidade. Esses bares nos contam sobre nossa tradição, nossa história, nossa gastronomia e nosso povo – simples e hospitaleiro. São nossas memórias que dão vida a esses espaços. Dessa forma, trazer ‘alma’ para esse projeto é dar voz a essas histórias e preservar nossas raízes”, ressalta Bárbara.

O “Bares com Alma” terá um outro evento de lançamento, que será realizado nesta quinta-feira, quando acontecerá o “Prosas de Balcão: Patrimônio e Autenticidade”, no Cine Santa Tereza, a partir das 10h. A entrada é gratuita e aberta ao público, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema, 30 minutos antes do início da sessão.

Veja a lista completa dos 30 bares selecionados:
- Bar do Daniel
- Bolão Santa Tereza
- Café Palhares
- Bar do Zezé
- Cantina do Lucas
- Bar do Nonô
- Bar do Orlando
- Bar do Baiano
- Leiteria Casa Branca
- Mercearia Zé Corrêa
- Bar do Valle
- Bar do Júnior
- Bar do Caca
- Bar do Caixote
- Bar do Zé Luiz
- Bar do Tatu
- Bola Bar
- Opção
- Mercearia Zé Totó
- Bar Biluia
- Bar da Lora
- Bar do Toninho
- Mercearia Pérola do Atlântico
- Bar do Careca
- Antônio e Marcão Bar
- Tonel da Pinga
- Taberna Baltazar
- Bar do Geraldin da Cida
- Katanga
- Bar da Cida - Floramar