Em 1º de julho de 2020, o festival pernambucano Coquetel Molotov realizava a sua primeira edição digital, que mimetizou um festival físico com diversos palcos no Zoom. Em junho, quase um ano depois, o selo está realizando três ações. Com line up composto por novos artistas mineiros, a série CQTL MLTV - Minas Gerais conta dois episódios gravados no Instituto Inhotim, exibidos nesta terça (29) e quarta-feira, às 19h, no canal do YouTube do festival, com incentivo da Lei Aldir Blanc do estado de Minas.
 
Nesse mesmo canal, foi lançado o documentário Fête de la musique, sobre relações musicais entre Brasil e França. Por último, o projeto Atroá, em parceria com os festivais Bananada (GO) e DoSol (RN), criou um NFT (espécie de criptomoeda) que garantirá cadeiras cativas nos três eventos. Para esse ano, a marca ainda prepara o segundo Festival Internacional Vogue Fever: Recife e a sexta Mostra Play the Movie em Belo Jardim, no Agreste.

A programação da série de Minas Gerais, filmada nos mesmos moldes experimentais da edição pernambucana, contará com Bernardo Bauer, JOCA, Marina Sena, Jhê e Amanda Chang nesta terça, e Nath Rodrigues, Paige, Best Duo e Falsa Luz na quarta. Em ambos os dias o line conta com a participação de Lázara dos Anjos. O documentário Fête de la musique, por sua vez, é uma parceria com a Embaixada Francesa e a rede de Alianças Francesas no Brasil.

O título do filme é uma referência à festa que ocorre no solstício de verão desde 1982, reunindo amadores e profissionais da música de diferentes ritmos e tribos. Estrelado por L'Homme Statue, franco-africano radicado no Brasil, e o DJ e produtor brasileiro Zopelar, o filme tem direção de Olivia Lang e traz entrevistas, performances e números musicais de artistas brasileiros, como Linn da Quebrada e Yndi da Silva. O doc traz também a cantora Laure Briard e a fotógrafa e DJ Thí-Léa.

"Eu acho que abriu os nossos horizontes, nos faz entender que temos infinitas possibilidades, além do físico, e podemos agora dialogar com público do país inteiro. Não temos mais território", diz Ana Garcia, diretora do festival, sobre os desafios da pandemia. "Ao mesmo tempo, mudou muito a nossa forma de produzir, as "rubricas" de cada projeto mudou drasticamente. Acho que acabamos trabalhando muito mais com audiovisual e tecnologias diferentes. Estamos aprendendo muito".

"Contudo, também estamos em um momento também de entender como será essa volta", continua. "A Abrafin, instituição que o Coquetel Molotov faz parte, está neste momento começando a se mobilizar para realizar eventos testes e entender melhor como isso tudo vai funcionar. Também teremos um público sedento, mas possivelmente com limitações financeiras por terem e estarem sofrendo financeiramente com a pandemia. E festivais que vão precisar se erguer depois de quase dois anos parados",

Em agosto, o selo realizará a segunda edição do festival de Vogue (dança contemporânea que marcou a comunidade LGBTQI+ nos anos 1980 e voltou a ganhar força nos últimos anos) em parceria com o Trio Lipstick, de Minas Gerais. Esse festival terá diversas oficinas e uma batalha em formato digital, mas vamos incentivar a que for competir a serem criativos e buscarem fazer as suas danças em lugares mais inusitados e não necessariamente dentro do seu quarto.

Em setembro, será a vez da Mostra Play the Movie, com foco em Belo Jardim. "Deve acontecer de forma híbrida e assim o público recifense poder ter acesso", diz Ana. "A ideia é realizar uma série de oficinas voltado para artistas, produtores e criativos de Belo Jardim, um mini doc com cine concertos com artistas locais e exposição de documentários com temas musicais. Recentemente convidamos diversos agentes de Belo Jardim para uma imersão para entender melhor as necessidades locais e como eles tem acessado os conteúdos online e isso foi muito rico para a construção do projeto deste ano".

SERVIÇO
No Ar Coquetel Molotov - Etapa Minas Gerais 


Terça-feira (29)
19h Primeiro episódio com Bernardo Bauer, Joca, Marina Sena, Jhê, Amanda Chang e Lázara dos Anjos

Quarta-feira (30)
19h Segundo episódio com Nath Rodrigues, Paige, Best Duo, Falsa Luz e Lázara dos Anjos