O feriado vai aquecer o setor de turismo e viagens, fazendo 39% dos entrevistados saírem de suas cidades para aproveitar a folia em outros lugares
Seis em cada dez consumidores do país estão prevendo cair aproveitar o Carnaval a partir da próxima semana. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), entre os 62% que vão curtir a festa momesca, 37% sairão atrás dos blocos de rua, 17% participarão de festas em clubes e boates e 12% preferiram assistir aos ensaios das escolas de samba.
O feriado vai aquecer o setor de turismo e viagens, fazendo 39% dos entrevistados saírem de suas cidades para aproveitar a folia em outros lugares. Um número um pouco menor que os turistas vai acabar aproveitando a folia na cidade onde vive – 37%, de acordo com a CNDL. De resto, 20% prefere ficar no conforto de casa.
Entre os viajantes, os locais de hospedagem preferidos são casas de familiares ou amigos, destino de 37% dos entrevistados na pesquisa. Hotéis e pousadas ficam em segundo lugar, com 28%, seguidos por apartamentos, sítios ou casas alugadas por temporada, destino de 16% dos foliões.
Gastos. Segundo a entidade, o valor médio gasto por cada consumidor durante todo o Carnaval ficará em R$ 633,97. No entanto, grande parte deles (40%) não soube responder quanto planeja gastar na semana de folia. Sem surpresas, a cerveja é o item que mais será consumido pelos entrevistados, com 49% das respostas. Mas a bebida não vai ficar sem um acompanhamento, já que a mesma porcentagem de consumidores também respondeu que pretende gastar com lanches e comidas fora de casa.
“O Carnaval impulsiona muitos setores da economia, especialmente o comércio e serviços, além da indústria do turismo, que comemoram o enorme alcance da data e se preparam para atender a uma demanda de consumo diversificada”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.