O período de cadastramento dos blocos de rua junto à prefeitura de Belo Horizonte foi antecipado este ano. A ideia é que o planejamento do Carnaval de BH 2019, que acontece entre os dias 16 de fevereiro e 10 de março, seja realizado de forma mais organizada a fim de acompanhar o movimento crescente da folia de rua na capital. Ano a ano, tanto número de blocos como de público tem aumentado exponencialmente. Os blocos têm até a próxima segunda-feira (19) para realizarem o cadastro.
"Este ano antecipamos um pouco mais o período de cadastro no intuito de ter mais tempo para conseguir operacionalizar tudo o que é necessário para que os blocos saiam. Até porque os próprios blocos pedem mais planejamento, porque hoje o Carnaval de rua tomou uma proporção imensa", explica o diretor de Eventos da Belotur, Gilberto Castro.
Segundo ele, é por meio do cadastro que os blocos poderão contar com banheiros químicos, segurança, fechamento de vias e limpeza em seus trajetos. Além disso, o cadastro também permite que os blocos possam participar do Edital de Subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles.
No ano passado foram 450 blocos cadastrados e a expectativa para este ano é que sejam cerca de 500. Para fazer o cadastro é necessário informar data e horário do cortejo, assim como o trajeto previsto. O endereço para cadastro é: eventos.pbh.gov.br