A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mantém sua posição como a 6ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, conforme o ranking divulgado neste ano pela revista britânica Times Higher Education (THE), referência global em educação. A avaliação analisou mais de 2 mil universidades localizadas em 115 países.

O estudo utiliza 13 indicadores de desempenho, divididos em cinco áreas principais: ensino (qualidade do ambiente acadêmico), pesquisa (produção científica, investimentos e reputação), citações (impacto e alcance das publicações), internacionalização (colaborações e intercâmbio de alunos e professores) e indústria (contribuições para o setor industrial por meio de inovações, consultorias e patentes).

Melhores do mundo
No Brasil, a UFMG é precedida, respectivamente, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (5º lugar), PUC-Rio (4º), Universidade Federal do Rio de Janeiro (3º), Universidade de Campinas (2º) e Universidade de São Paulo (1º lugar). Entre essas, apenas a PUC-Rio é uma instituição privada.

No cenário internacional, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, ocupa o primeiro lugar. Em seguida, aparecem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Harvard, ambos localizados nos Estados Unidos.

Top 10 do Times Higher Education World University Rankings 2025

  1. University of Oxford, Reino Unido
  2. Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA
  3. Harvard University, EUA
  4. Princeton University, EUA
  5. University of Cambridge, Reino Unido
  6. Stanford University, EUA
  7. California Institute of Technology, EUA
  8. University of California, Berkeley, EUA
  9. Imperial College London, Reino Unido
  10. Yale University, EUA