Instituição do SIEMG estava em recuperação judicial e venda apareceu como única saída para saldar dívidas; crescimento da Arnaldo será de 150%

O primeiro trimestre de 2019 reservou uma grande fusão no mercado de educação em Minas. A Faculdade Arnaldo acaba de adquirir a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), que estava em recuperação judicial. Em volume financeiro, a negociação girou em torno de 7 milhões de reais, o que levará a instituição Verbita a somar aos seus 800 alunos mais 1200 estudantes, representando um crescimento de 150% em sua comunidade acadêmica, que ocupa duas unidades nos bairros Funcionários e Anchieta.

O diretor da Faculdade Arnaldo, João Guilherme, comentou que a aquisição faz parte do ambicioso projeto da instituição em se tornar uma das cinco maiores instituições de ensino superior particular do estado de Minas Gerais. “Somos uma instituição pequena mas muito sólida, que vem num processo de expansão e que tem uma mantenedora de associação civil sem fins lucrativos que reinveste todos seu lucro na atividade-fim”, conta. Ele explica que a estrutura já está preparada para receber os novos alunos, bem como sua equipe está munida das ferramentas necessárias para fazer a migração de sistemas, currículos, entre outros.

A solidez da mantenedora da instituição é o que dá confiança para a gestão estratégia da direção da Faculdade Arnaldo. A Congregação do Verbo Divino, instituição religiosa fundada pelo padre Arnaldo Janssen, está presente em 84 países e mantém outras dezenas de instituições de ensino nos Estados Unidos, Índia, China, Japão, Chile, Filipinas e Indonésia. Em 2002, criou a Faculdade no mesmo local do centenário Colégio Arnaldo, oferecendo atualmente oito tipos diferentes de graduação, além de cursos de pós-graduação e ensino à distância.

A FEAD

Mantida pelo Sistema Integrado de Ensino de Minas Gerais, o grupo SIEMG, a FEAD começou a operar em 1.998. Com 12 graduações, cursos de ensino à distância e pós-graduação que vão desde a área da agrárias e da saúde, à ciências humanas e sociais aplicadas, se notabilizou por formar empreendedores e executivos no mundo corporativo. A instituição também é conhecida por ser parceira do projeto de reinserção social para detentos, com bolsas integrais para presos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Em 2017, entrou com pedido de recuperação judicial depois que uma grave crise financeira a impediu de cobrir seus custos operacionais. Após prorrogar por duas vezes o prazo dado pela Justiça, a saída encontrada foi sua venda. A Faculdade Arnaldo fez uma proposta de aquisição da empresa e, após ser analisada pelas partes interessadas na Justiça, recebeu o aval para concluir a negociação, que promete quitar as dívidas pendentes com os credores.

A Faculdade Arnaldo

A Faculdade Arnaldo foi criada em 2001 pela Congregação do Verbo Divino e já nasceu com a força de uma congregação internacional que atua em 67 países, nos cinco continentes. Os alunos contam com ampla infraestrutura em localização de fácil acesso, na zona sul de Belo Horizonte. Até a compra da Fead, oferecia os cursos de Administração, Direito, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Hospitalar, Gestão Pública. Tem, ainda, cursos de pós graduação em EAD e presenciais nas áreas de Direito e Gestão, bem como cursos de extensão.

Dos sete cursos de graduação oferecidos atualmente pela Faculdade Arnaldo - Administração, Direito, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Hospitalar, Gestão Pública e Logística – apenas dois são também ministrados pela FEAD: Direito e Administração. “Outros sete cursos passam a fazer parte de nossa grade de ofertas, ampliando, inclusive, nossas áreas de atuação no mercado”, conta Porto, elencando-os: “Agronomia, Curso Especial de Saneamento, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Zootecnia”. Dessa forma, a Faculdade Arnaldo passa a ofertar 14 cursos de Graduação, além de cursos de pós-graduação presencial e EAD e cursos de Extensão. “Nosso maior objetivo agora é receber bem a comunidade acadêmica na nova casa que agora eles passam a ocupar. Estamos fazendo um processo bem transparente, olho no olho, em que eu mesmo tenho ido falar com os alunos e lideranças dos professores. Desde já queremos que todos possam experimentar da essência humana que move o grupo Verbita”, finaliza João Guilherme Porto, diretor da Faculdade Arnaldo.

Fonte: Ascom/ Arnaldo