No próximo domingo (05/11), milhões de estudantes vão mostrar todo o seu conhecimento sobre Ciências Humanas no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. São 45 questões que abordam temas ligados às disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Na reta final para a avaliação, a dica é rever os assuntos mais abordados no exame ao longo de seus 25 anos de aplicação. De acordo com Rodrigo Martelli, professor de História do Chromos - Colégio e Pré, é a lista de assuntos a serem revisados passam por História do Brasil e fatos mais marcantes da História mundial. 

“Os assuntos mais cobrados no Enem em termos percentuais são Era Vargas, Primeira República, Ditadura Militar, Segundo Reinado, Brasil Colonial, envolvendo especialmente as questões da produção açucareira, mineração e sociedade escravocrata”, afirma o professor, apontando ainda os temas Roma na Antiguidade, Fascismos, Crise de 29 e a Era das Revoluções como aqueles mais recorrentes da prova. 

Caíque Alves, professor de Geografia da mesma rede de ensino, também aponta quais são os temas mais abordados no Enem em sua área. “Agricultura e Globalização são muito recorrentes. Também é importante ficar atento a questões voltadas para impactos de ecossistemas naturais e Geologia, que foi abordada nos últimos três anos”, explica. 

Sobre temas que são atualíssimos, como a atual guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, não devem ser cobrados na prova. “Se aparecer na prova, vai ser com uma relação aos fatos históricos”, adianta o professor, acrescentando que a melhor forma de rever os assuntos neste momento é refazendo provas anteriores do Enem. 

E para se sair bem nas questões que abordam Filosofia ou Sociologia, é bom que os alunos estejam bem inteirados sobre temas muito caros à sociedade brasileira contemporânea, como democracia, desigualdade social, intolerância religiosa, pensadores iluministas, ética e filosofia política. 

Fique atento aos detalhes
Na hora da prova, a principal dica é: nunca perca seu tempo com as questões difíceis. “Resolva as questões fáceis e médias primeiro e deixe as difíceis para o final. Assim você terá mais tempo hábil para responder toda a prova”, aconselha Rodrigo Martelli. 

Na prova de Ciências Humanas, o segredo está em observar todos os detalhes que foram colocados em cada questão. Há momentos em que a data de um texto usado é a principal dica para que o estudante entenda todo o contexto histórico do tema abordado.  

“A prova do Enem é muito bem elaborada, exige que a pessoa faça uma leitura atenta do texto. É preciso ficar atento à fonte do texto apresentado e ao enunciado para encontrar o caminho para a resposta. É preciso ficar muito atento à pergunta e marcar uma alternativa que, pode até parecer correta, mas foge do que está sendo abordado no texto”, explica Martelli. 

O professor Caíque Alves alerta que, para ser bem-sucedido nas questões de Ciências Humanas, o estudante deve saber interpretar mapas, tabelas e gráficos. Esses elementos podem ser decisivos para a resolução de uma questão. “Sempre que isso aparecer na prova, tem que ser feita uma análise sobre o elemento”, diz.

No domingo, a partir das 18h40, a Rede de Ensino Chromos passa a divulgar o gabarito extraoficial do primeiro dia de prova do enem 2023.