II Simpósio sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis
II Encontro Técnico sobre Acidentes e Incidentes em Barragens
O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) promove nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo, o XI Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas e o II Simpósio sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis. Na sequência, no dia 23 de maio, será realizado o II Encontro Técnico sobre Acidentes e Incidentes em Barragens, que trará um relato geral sobre as principais ocorrências no setor e estudos de caso. A expectativa é atrair cerca de 300 participantes, entre empresários, profissionais e estudantes, nos eventos que serão realizados noBourbon Convention Ibirapuera Hotel, em São Paulo (SP).
Para José Marques Filho, engenheiro e vice-presidente do CBDB, os eventos ocorrem em um momento estratégico para o setor, que passa por importantes ajustes e por novas propostas de melhorias ao marco regulatório. “O setor hidrelétrico tem grande importância no Brasil. É preciso trocar informações técnicas e estimular uma massa crítica que defenda, com coragem e conhecimento, o fortalecimento do setor. As soluções indicadas não podem ser unilaterais de Governo, sem participação do mercado,” alerta José Marques Filho.
Entre os temas dos simpósios estarão aspectos legais, institucionais, marco legal, planejamento e gestão, a otimização e o licenciamento ambiental das pequenas e médias barragens. Já o II Encontro Técnico sobre Acidentes e incidentes em Barragens trará palestrantes internacionais para tratar de técnicas e novidades sobre segurança com rejeitos. Equipamentos de ponta para o setor e programas de monitoramento à distância também serão apresentados por empresas durante os eventos.
INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO
http://www.cbdb.org.br/xispmch
Comitê Brasileiro de Barragens
Fundado em 1961, o CBDB é entidade referência no setor. Acompanha de perto as obras de barragens desde o seu planejamento até a execução, fornecendo diretrizes e estudos. Realiza eventos anuais para disseminar informações e estimular o aprimoramento técnico. Promove cursos de segurança em barragens e emite boletins periódicos.