Malha aérea

Pernambuco tem um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e o período resulta em um natural aumento no fluxo de turistas, gerando um incremente na demanda dos que querem vir para curtir a folia de Momo no estado. E as companhias aéreas se prepararam para a alta na procura de Pernambuco como destino no período, tanto para os brasileiros como para os estrangeiros. Haverá uma oferta maior na malha aérea, somando voos extras para o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Inclusive, a expectativa é o carnaval deste ano gere uma demanda maior do que o ano passado e, por isso, a malha aérea terá uma oferta mais ampla em relação ao mesmo período de 2019.

A Gol Linhas Aéreas prevê um crescimento de 20% na oferta no período de carnaval em comparação com o ano passado, levando em consideração o período da quinta-feira antes do sábado de Zé Pereira e a segunda-feira seguinte à semana das festividades. No Recife, serão 20 operações acima do normal e 30 voos a mais para o Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo (Congonhas). "A gente sempre pensa no Nordeste primeiro, é uma região que representa 25% da oferta da Gol normalmente, então tem uma relevância. Então a gente olha para o Nordeste e liga para as demais regiões, olhando com atenção a ligação da região para o Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar de serem cidades que têm carnaval, às vezes o paulista e o carioca não querem ficar na cidade. Então tem muita demanda, são os principais, seguidos de Brasília e Belo Horizonte, que também têm forte procura", explica Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da Gol.

Além disso, a oferta de voos da Gol também será maior neste ano em relação a 2019 por conta das novas frequências que a companhia aérea disponibilizou. "Além dos voos extras que anunciamos, colocamos alguns ao longo do final do ano passado para Petrolina, que vão operar no carnaval. Também vai ser o primeiro carnaval que vai ter o voo do Recife para Santiago, no Chile. Os chilenos e argentinos tiram férias entre janeiro e a Páscoa, diferente do comportamento do brasileiro, que começa em dezembro e vai até o carnaval. Então agora está em alta a temporada deles", acrescenta Rafael Araújo.

A Azul vai ampliar em 13% a oferta de voos no período de carnaval, movimentando frequências extras em 51 aeroportos do Brasil. O Recife, uma das principais bases de operação da companhia, terá 76 operações adicionais, somando 4.550 assentos a mais. Entre os trechos que terão mais voos são Recife-Maceió, Recife-Belo Horizonte, Recife-Noronha, Recife-Rio (Galeão), Recife-Fortaleza, Recife-Aracaju, Recife-Campina Grande, Recife-Guarulhos, Recife-Goiânia, Recife-João Pessoa, Recife-Petrolina e Recife-Teresina. "Estamos sempre atentos às oportunidades e necessidades de nossos clientes. Por isso, preparamos uma operação que atende ao desejo dos pernambucanos que quiserem viajar neste período", destaca Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

Já a Latam está disponibilizando dois voos, sendo uma ida e uma volta, no dia 21 de fevereiro e outros dois, também ida e volta, no dia 23 de fevereiro, ligando os aeroportos de São Paulo/Guarulhos e Recife. Os trechos serão operados por aeronaves A321, com capacidade para 220 passageiros.