Brasil247 - A operadora de telefonia Vivo será investigada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por suposto uso de dados de cerca de 73 milhões de usuários para fins de publicidade.
Segundo a promotoria, a plataforma de marketing mobile da operadora, a Vivo Ads, promete fornecer publicidade usando dados qualificados dos clientes, como perfil, localização, comportamento de navegação, lugares frequentados e hábitos de consumo, o que permite o direcionamento da publicidade.
Segundo o MPDFT, as informações podem estar sendo usadas de maneira imprópria para a venda de espaço publicitário. De acordo com i MPDFT, seria possível identificar, por exemplo, usuários em tratamento médico, a partir do mapeamento da circulação em clínicas e hospitais.
"Para qualquer compartilhamento de dados, o usuário tem que dar o que chamamos de consentimento informado, sabendo para qual finalidade suas informações serão compartilhadas. E entendemos nesse caso, mesmo que houvesse um aceito do usuário ele não seria válido, pois ele não tem ideia da extensão da violação da privacidade que está sofrendo. Entendemos que esse monitoramento é ilegal" explica o promotor Paulo Roberto Bini, um dos membros da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do MPDFT.
As informações são do jornal O Globo.