247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu neste domingo (20), na China, com executivos da fabricante chinesa de produtos eletrônicos Huawei.

Segundo nota divulgada pela pasta, o teve como foco principal o uso de tecnologias de armazenamento de energia, especialmente baterias, no setor energético brasileiro.

“Queremos impulsionar parcerias que ajudem a tornar o sistema elétrico brasileiro mais moderno, limpo e eficiente, com destaque para o papel das baterias na estabilidade e confiabilidade da nossa matriz”, afirmou Silveira, destacando o o compromisso do Brasil com a transição energética global

Durante a reunião com o diretor-presidente da Digital Power, Hou Jinlong, e a chefe do setor de Petróleo e Gás da Huawei Enterprise BG, B.A. Li Yangming, foram discutidas soluções tecnológicas de última geração, como os sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS, na sigla em inglês).

A empresa chinesa apresentou também carregadores ultrarrápidos para veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos inteligentes.

Silveira apresentou aos executivos o primeiro leilão de baterias do Brasil, previsto para este ano, destacando o evento como "um marco na modernização da matriz elétrica nacional".

A iniciativa estimula a adoção em larga escala de sistemas de armazenamento, garantindo maior flexibilidade e segurança ao sistema elétrico, especialmente em momentos de pico de demanda ou instabilidade climática, informou a nota.

A agenda do ministro Silveira na China tem sido intensa, com o principal objetivo sendo identificar tecnologias de transição energética com potencial de aplicação no contexto brasileiro.

A visita do titular de Minas e Energia também faz parte da preparação para a viagem do presidente Lula ao país asiático, prevista para o próximo mês.