Marisa, Magazine Luiza e Extra são denunciados por incluir nas faturas dos cartões de crédito cobranças indevidas de produtos sem o conhecimento do consumidor

O Procon-MG instaurou processos administrativos contra as lojas Marisa, Magazine Luiza e Extra para apurar infração relacionada a cobranças indevidas sem o conhecimento do consumidor em cartões de crédito fornecidos por estes estabelecimentos.

Segundo o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte Glauber Tatagiba as cobranças indevidas são incluídas nas faturas dos cartões e consumidores estariam pagando sem nem saber do que se trata.

De acordo com ele, essa prática é feita em parceria com o Itaucard, o que dificulta o cancelamento dos serviços embutidos e o recebimento de estorno.

“Quando percebem que algo está errado, os consumidores vão até as lojas para pedir o cancelamento da cobrança ou o estorno, mas não conseguem, pois recebem a informação de que o pedido deve ser feito diretamente no banco e por telefone. Então começa o empurra-empurra”, disse.

O promotor ainda informou que outras lojas de departamento, que operam com a Bradescard, estariam cometendo a mesma irregularidade. “Estamos juntando documentação para instaurar processos contra outros estabelecimentos comerciais com igual conduta”, disse.

Glauber Tatagiba orienta aos consumidores que evitem fazer cartões de crédito no interior de grandes lojas, principalmente nesta época de fim de ano.

Resposta

A assessoria das lojas Marisa informou que a companhia não comenta processos judiciais. O Extra disse que a empresa "pauta suas ações no respeito ao cliente e segue irrestritamente as normas e leis vigentes, bem como o código de defesa do consumidor, e que ainda não foi notificado pelo órgão e que prestará todos as informações necessárias dentro do prazo limite". O Magazine Luiza ainda não se posicionou sobre o assunto.

*Sob supervisão de Heitor Mazzoco