SOLICITAÇÃO


Desde a última segunda-feira (23) as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) no Estado estão fechadas como forma de enfrentamento ao coronavírus. Antes, no dia 20, o governo havia anunciado que os postos só atenderiam casos de "urgência e emergência". Um dos serviços oferecidos pelas unidades era o de solicitação do seguro-desemprego que, desde então, deve ser feito exclusivamente de forma online no site do Ministério do Trabalho.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), poderão ser atendidos presencialmente, a critério da coordenação de cada unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), somente aqueles trabalhadores que postaram o requerimento do seguro desemprego online e receberam a seguinte notificação: “aguardando confirmação do posto de atendimento”. Além disso, o trabalhador que receber a notificação citada poderá ligar para a Central Alô Trabalho pelo número 158 e receber auxílio para a solução dessa notificação.

Entre as medidas já anunciadas pelo governo de Minas para conter a disseminação do coronavírus no Estado alguns serviços presenciais nas 101 unidades do Sine também estão suspenos desde a última segunda-feira, como a intermediação de mão de obra e os requerimentos ao seguro-desemprego, bem como as orientações sobre este benefício.

Nos últimos dias, a reportagem de O TEMPO recebeu algumas reclamações sobre o fechamento das UAIs e a indisponibilidade do sistema para o agendamento do serviço estadual. Questionada sobre a questão, a Sedese informou que "no caso dos agendamentos das UAIs, os atendimentos  e agendamentos foram suspensos a partir do dia 23/3. Dessa forma, o trabalhador deve viabilizar seu atendimento pelas plataformas online ou fazer contato pelo 158. O que está fora do ar é o serviço de agendamento de requerimento do Seguro Desemprego para atendimento presencial. Não há previsão de retorno do atendimento presencial devido aos acontecimentos relacionados ao coronavírus", disse em nota.

Além do portal Emprega Brasil, o cidadão pode fazer o requerimento do benefício também pelo aplicativo CTPS Digital.