array(31) {
["id"]=>
int(171749)
["title"]=>
string(83) "Gastos com futebol afetam o bolso de 61% dos brasileiros, aponta pesquisa da Serasa"
["content"]=>
string(2839) "Nada menos que 61% dos brasileiros gastam parte do orçamento com a maior paixão nacional: o futebol. É o que aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pela Serasa. A principal "despesa" é com a camisa do time favorito, que alguns casos chega a custar quase R$ 400.
Na lista dos demais gastos estão outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%). O levantamento apontou ainda que 81% dos brasileiros que gastam com futebol fazem isso todos os meses. A pesquisa ouviu 2.940 pessoas de todas as regiões do país.
Para 61% dos torcedores, ir ao estádio virou um luxo fora do alcance para o público geral. Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como primeira opção.
A preferência é pelas TVs aberta (75%) e fechada (55%). A soma de quem assiste a jogos pelo Youtube (42%) e por streamings (31%) já se equipara ao percentual dos que ainda estão na TV aberta.
Com o inédito Mundial de Clubes nos Estados Unidos, alguns torcedores fizeram dívidas para acompanhar o time de coração na competição. Com isso, a pesquisa também questionou se algum dos entrevistados já havia cometido alguma “loucura” para assistir a jogos in loco. Pelo menos 60% afirmou que fez e 9% deles já colocaram como meta se fazer presente nos próximos mundiais.
Durante o estudo foi possível perceber que a intenção de assistir aos jogos do futebol feminino está se aproximando percentualmente do masculino, o que representa o interesse do brasileiro pelo esporte, e não pelo gênero.
Pesquisa da Serasa
A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025, e ouviu 2.940 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.
"
["author"]=>
string(31) "Paulo Duarte / hojeemdia.com.br"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(628333)
["filename"]=>
string(17) "camisasclubes.jpg"
["size"]=>
string(6) "133197"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(0) ""
}
["image_caption"]=>
string(63) "Brasileiro gasta 61% com o Futebol (Reprodução / X Mineirão)"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(83) "Camisas dos clubes lideram ranking, seguidas por outros produtos licenciados
"
["author_slug"]=>
string(29) "paulo-duarte-hojeemdia-com-br"
["views"]=>
int(57)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(true)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(81) "gastos-com-futebol-afetam-o-bolso-de-61-dos-brasileiros-aponta-pesquisa-da-serasa"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(440)
["name"]=>
string(8) "Economia"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "economia"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(440)
["name"]=>
string(8) "Economia"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "economia"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-07-07 15:38:42.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-07-07 18:11:44.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2025-07-07T18:10:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(18) "/camisasclubes.jpg"
}
Nada menos que 61% dos brasileiros gastam parte do orçamento com a maior paixão nacional: o futebol. É o que aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pela Serasa. A principal "despesa" é com a camisa do time favorito, que alguns casos chega a custar quase R$ 400.
Na lista dos demais gastos estão outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%). O levantamento apontou ainda que 81% dos brasileiros que gastam com futebol fazem isso todos os meses. A pesquisa ouviu 2.940 pessoas de todas as regiões do país.
Para 61% dos torcedores, ir ao estádio virou um luxo fora do alcance para o público geral. Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como primeira opção.
A preferência é pelas TVs aberta (75%) e fechada (55%). A soma de quem assiste a jogos pelo Youtube (42%) e por streamings (31%) já se equipara ao percentual dos que ainda estão na TV aberta.
Com o inédito Mundial de Clubes nos Estados Unidos, alguns torcedores fizeram dívidas para acompanhar o time de coração na competição. Com isso, a pesquisa também questionou se algum dos entrevistados já havia cometido alguma “loucura” para assistir a jogos in loco. Pelo menos 60% afirmou que fez e 9% deles já colocaram como meta se fazer presente nos próximos mundiais.
Durante o estudo foi possível perceber que a intenção de assistir aos jogos do futebol feminino está se aproximando percentualmente do masculino, o que representa o interesse do brasileiro pelo esporte, e não pelo gênero.
Pesquisa da Serasa
A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025, e ouviu 2.940 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.