Nada menos que 61% dos brasileiros gastam parte do orçamento com a maior paixão nacional: o futebol. É o que aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pela Serasa. A principal "despesa" é com a camisa do time favorito, que alguns casos chega a custar quase R$ 400.  

Na lista dos demais gastos estão outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%). O levantamento apontou ainda que 81% dos brasileiros que gastam com futebol fazem isso todos os meses. A pesquisa ouviu 2.940 pessoas de todas as regiões do país.

Para 61% dos torcedores, ir ao estádio virou um luxo fora do alcance para o público geral. Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como primeira opção.

A preferência é pelas TVs aberta (75%) e fechada (55%). A soma de quem assiste a jogos pelo Youtube (42%) e por streamings (31%) já se equipara ao percentual dos que ainda estão na TV aberta. 

Com o inédito Mundial de Clubes nos Estados Unidos, alguns torcedores fizeram dívidas para acompanhar o time de coração na competição. Com isso, a pesquisa também questionou se algum dos entrevistados já havia cometido alguma “loucura” para assistir a jogos in loco. Pelo menos 60% afirmou que fez e 9% deles já colocaram como meta se fazer presente nos próximos mundiais.

Durante o estudo foi possível perceber que a intenção de assistir aos jogos do futebol feminino está se aproximando percentualmente do masculino, o que representa o interesse do brasileiro pelo esporte, e não pelo gênero. 

Pesquisa da Serasa

A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025, e ouviu 2.940 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.