Brasília - Dados da pesquisa 360º Consumer View, realizada anualmente pela Nielsen, empresa que estuda consumidores em mais de 100 países, mostram a magnitude da crise econômica que assola o Brasil e que aguarda o governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL).
Segundo a pesquisa, o total de domicílios impactados pela crise subiu para 27 milhões neste ano, pouco mais da metade do universo total de 53 milhões de famílias pesquisadas. Somente em 2018, cerca de 15 milhões de famílias começaram a enfrentar desemprego, inadimplência e dificuldades orçamentárias.
O consumo das famílias tem forte peso no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de 63,4%. Ou seja, mais da metade do que é produzido no Brasil depende da demanda das famílias. Em 2017, após dois anos de recessão, o PIB voltou a registrar crescimento, com uma alta de 1%. Neste ano, continua em expansão, mas em um ritmo menor do que o esperado anteriormente por analistas.
Como relata o jornalista Alexandro Martello, do G1, o levantamento aponta que o número de lares que entraram em crise neste ano superou a parcela daqueles que deixaram as dificuldades para trás, Isso reforça, na visão da Nielsen, um cenário de "looping" (famílias entrando e saindo da crise) que gera "incertezas e dificuldades de forma mais duradoura".