Brasília, 22 de maio de 2018 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participa da Hospitalar Feira + Fórum, que acontece de 22 a 25 de maio, em São Paulo. Esta é a primeira vez que a Agência terá presença institucional no evento. Serão diversas ações realizadas junto com organizações públicas e privadas.

O objetivo é promover o Brasil como fornecedor diferenciado de produtos de saúde de alta confiabilidade a um preço compatível, e posicionar o país como um parceiro de negócios estratégico no cenário global. Além de conduzir ações de promoção comercial, a Agência atua para fortalecer o Brasil como destino atrativo para investimentos estrangeiros na área da saúde, definida como uma das prioritárias para o país.
A Hospitalar Feira + Fórum é o evento mais influente das Américas para o setor de equipamentos médicos. Em nível mundial, está atrás apenas da Medica, realizada na Alemanha, e da Arab Health, nos Emirados Árabes Unidos. Em sua última edição, foram registradas cerca de 90 mil visitas e, segundo a organização do evento, aproximadamente 6% do público veio de outros países.

“Depois de um período difícil, agora há renovada perspectiva de crescimento econômico no Brasil. Trabalhar para ampliar a presença de nossos produtos no mercado internacional tem uma particular importância neste momento. E, sem dúvida, alguma, o setor da saúde tem se empenhado nesta direção e atuado de maneira muito dedicada para levar adiante uma agenda positiva, que inclua inovação e bons negócios. A Hospitalar é ótimo exemplo disso”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Embaixador Roberto Jaguaribe.

A Apex-Brasil contará com estande próprio, de 120m2 aproximadamente, onde serão realizados atendimentos focados na orientação a empresários brasileiros que buscam capacitação e apoio para internacionalização de suas empresas; na facilitação de negócios internacionais (com ênfase em compras governamentais e naquelas realizadas por grupos hospitalares privados oriundos de mercados estratégicos); e, finalmente, em encontros de negócios entre empresários brasileiros e compradores internacionais, e também entre empresários e potenciais investidores estrangeiros, vindos principalmente da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Delegações governamentais
Entre as iniciativas que a Apex-Brasil tem previstas para o evento, destaca-se uma ação especial para a qual estão sendo trazidos a São Paulo representantes da Nigéria, do Irã e da região da América Central e Caribe, com destaque para Costa Rica e da República Dominicana neste último bloco. A ideia é promover uma composição de atores governamentais, institucionais e comerciais em reuniões de alto nível que resultem em relacionamento mais estreito, transferência de conhecimento e abertura de portas para futuros negócios.

“Neste rol, incluem-se compras governamentais e intercâmbio tecnológico, levando em conta a realidade e as demandas de cada país e, em contrapartida, as ofertas que o Brasil disponibiliza hoje em termos de produtos de saúde de alta precisão e confiabilidade. No recorte do bloco latino-americano, temos um papel de relevância inquestionável no setor de saúde e essa expertise precisa ser bem trabalhada”, frisa Jaguaribe.

Atualmente, o mix de itens disponibilizado pela indústria brasileira de produtos de saúde, incluindo dispositivos e equipamentos médico-hospitalares, já chega a 180 mercados e é variado o bastante a ponto de conseguir atender em torno de 95% da demanda de um hospital moderno e bem estruturado segundo a Associação Brasileira das Indústrias Médico, Odontológicos, Hospitalares e de Equipamentos de Laboratório (Abimo).

Investimentos estrangeiros
Na área de atração de investimentos estrangeiros, as equipes da Apex-Brasil e da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed) irão apresentar o cenário brasileiro e as atuais oportunidades de investimento no país a representantes da Europa, da Índia, e dos Estados Unidos. O evento voltado a empresários norte-americanos será realizado em parceria com o U.S. Commercial Service.

Para mais informações
Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil
imprensa@apexbrasil.combr
61 3426-0775