Brasília, 15 de março – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, organizou nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de março, em São Paulo, um Workshop de Alinhamento Estratégico com os Setores dos Departamentos Comerciais (SECOMS) das Embaixadas brasileiras na América Latina. O encontro reuniu mais de 30 chefes de SECOM e seus funcionários, além de 20 embaixadores brasileiros na região.
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, participou da abertura do workshop e ressaltou a importância da coordenação e da integração entre o Itamaraty e a Apex-Brasil na implementação da estratégia de promoção comercial dos setores produtivos do Brasil.
O presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, ressaltou, durante sua fala na abertura, que a inteligência e a informação providas pela área comercial do Itamaraty aportam mais valia nas ações de promoção comercial da agência. “É absolutamente fundamental que somemos esforços a fim de tornar o trabalho da promoção do Brasil mais eficiente e produtivo. O resultado advindo daí tende a beneficiar não só o país, mas todo o bloco continental”, afirmou.
Segundo Jaguaribe, a vinculação da Agência ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) é de extrema importância, uma vez que as ações de promoção conduzidas devem ser realizadas em estreito alinhamento com as embaixadas brasileiras no exterior. “Atividades que antes redundavam na duplicação de programas e também de recursos humanos e financeiros podem ser desenvolvidas em parceria. A Apex é responsável pela organização da oferta exportável brasileira e os SECOMS pela identificação de oportunidades. O fato de nos valermos hoje dessa complementariedade estrutural e funcional, visando a promoção dos interesses comerciais do País, representa um ganho estratégico de máxima expressão”, destacou.
Jaguaribe destacou ainda a nova dinâmica da Apex-Brasil de atuação conjunta com outros agentes nos esforços para promoção comercial, apoio à internacionalização de empresas e atração de investimentos. “Temos sido incansáveis na reunião de atores relevantes, congregando governo e iniciativa privada, entidades de classe e congêneres da Agência, em um movimento amplamente dirigido à valorização da marca Brasil. Sozinha, a Agência não consegue avançar. O mesmo ocorre com o DPR e os SECOMS. Somente com esforço coletivo na direção de uma ação combinada de diversos atores, conseguiremos promover maior credibilidade para o país e alavancar o interesse pelo produto brasileiro no mundo”.
Após a abertura oficial, a programação incluiu ao longo dos dois dias apresentações sobre as diversas áreas da Apex-Brasil, uma apresentação do Diretor do DPR, além de discussões sobre estratégia de comunicação e marketing e relacionamento com empresas.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.