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Conforme explicou na entrevista, o impacto econômico do fechamento do Salgado Filho - principal aeroporto gaúcho - não se limita apenas aos números, mas também afeta diretamente a logística do Estado, o transporte de cargas, o turismo e os negócios, gerando transtornos significativos para a economia local. "É um prejuízo inestimável do ponto de vista de geração de emprego e renda", disse ao emendar que não há um cálculo no momento sobre o custo total da reconstrução do Salgado Filho.
Contrato Fraport
Em relação à discussão entre governo federal e a Fraport, empresa que administra o Salgado Filho, Souza frisou que o "reequilíbrio do contrato" da concessão é a saída mais prática para amenizar eventuais prejuízos. "Seria algo em torno de R$ 300 milhões que a União Federal deveria recompor a Fraport. É muito mais caro deixar o aeroporto fechado do que, eventualmente, fazer algum aporte da União, até porque o aeroporto é da União".
A observação do vice surge em meio aos trabalhos do governo Lula, liderado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de retomar as atividades do Aeroporto Salgado Filho e das especulações desmentidas pela própria Fraport - em carta à OAB-RS - de que a concessionária devolveria a concessão caso não receba recursos para reforma do terminal. O Salgado Filho foi concedido por 25 anos, contados de agosto de 2017. O contrato em curso é válido até 2042, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Estadão Conteúdo
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Conforme explicou na entrevista, o impacto econômico do fechamento do Salgado Filho - principal aeroporto gaúcho - não se limita apenas aos números, mas também afeta diretamente a logística do Estado, o transporte de cargas, o turismo e os negócios, gerando transtornos significativos para a economia local. "É um prejuízo inestimável do ponto de vista de geração de emprego e renda", disse ao emendar que não há um cálculo no momento sobre o custo total da reconstrução do Salgado Filho.
Contrato Fraport
Em relação à discussão entre governo federal e a Fraport, empresa que administra o Salgado Filho, Souza frisou que o "reequilíbrio do contrato" da concessão é a saída mais prática para amenizar eventuais prejuízos. "Seria algo em torno de R$ 300 milhões que a União Federal deveria recompor a Fraport. É muito mais caro deixar o aeroporto fechado do que, eventualmente, fazer algum aporte da União, até porque o aeroporto é da União".
A observação do vice surge em meio aos trabalhos do governo Lula, liderado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de retomar as atividades do Aeroporto Salgado Filho e das especulações desmentidas pela própria Fraport - em carta à OAB-RS - de que a concessionária devolveria a concessão caso não receba recursos para reforma do terminal. O Salgado Filho foi concedido por 25 anos, contados de agosto de 2017. O contrato em curso é válido até 2042, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Estadão Conteúdo