Grande final
.
Valorizando um dos principais ativos do Arraial de Belô, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, realiza neste sábado (5) a última etapa da 6ª edição do Concurso Prato Junino. A grande final da competição reúne receitas juninas dos alunos de gastronomia do Promove, além de outras faculdades e começa às 9h no Mercado da Lagoinha (avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha).

No evento serão conhecidos os seis grupos de estudantes vencedores do concurso, um de cada instituição. Os vencedores ganham dólmãs personalizados e a oportunidade de comercializar os pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2025, espaço de alimentação que movimenta milhares de visitantes e funciona como vitrine para novos talentos da cozinha local.

Voltado para alunos dos cursos superiores (bacharelado e tecnólogo) com aulas presenciais em Belo Horizonte, o concurso desafia os participantes a criarem receitas autorais que combinem ingredientes típicos das festas juninas com referências da culinária afro-brasileira, herança viva e cotidiana na gastronomia da cidade.

A temática “Afro-gastronomia belo-horizontina” convida os estudantes a contarem histórias por meio da comida, resgatando memórias afetivas e culturais ligadas à tradição das quadrilhas formadas por populações negras e periféricas da capital.

Os critérios de avaliação levam em conta a harmonia de sabor e textura, considerando aspectos como paladar, temperatura e consistência. Também será avaliada a originalidade do prato, com base na inovação da receita, nas técnicas utilizadas e na criatividade. A economicidade será observada a partir do valor de venda por porção ao público final.

A apresentação do prato será julgada pela estética e aparência. Além disso, é obrigatória a utilização de pelo menos dois ingredientes da lista oficial do concurso. Entre os insumos sugeridos estão frango, porco, milho, mandioca, abóbora, ora-pro-nóbis, taioba, canela, rapadura, coco, jabuticaba, amendoim e fubá.

O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirão.