Desfile no centro da capital marcou início oficial da 40ª edição do Arraial de Belo Horizonte

Cerca de 14 grupos de quadrilha de São João desfilaram em um cortejo de carroças pelo centro da capital neste sábado (16). O desfile marcou o início do Arraial de Belo Horizonte 2018.

O cortejo começou às 12h, na porta do Parque Municipal, e foi até a praça da Estação, onde houve a apuração do concurso realizado para eleger a quadrilha mais animada, criativa e bem decorada. A campeã foi a Arraial do Sem Nome, seguida pela Fulô de Laranjeira e, na terceira colocação, a São Gererê.

Presidente da União Junina Mineira e diretor artístico da quadrilha São Gererê, Jadson Nantes destacou a importância para a capitel mineira de eventos como o cortejo e o Arraial de Belo Horizonte.

“São ótimas oportunidades de levar a cultura popular e tradicional para toda a cidade. Mesmo as pessoas que não estão inseridas na festa participam e interagem com o cortejo, quando estão paradas no sinal de trânsito, por exemplo, e acabam vendo a passagem das quadrilhas”, apontou.

Festival de pratos. A programação deste sábado do Arraial de Belo Horizonte, que está na 40ª edição, foi marcada também pela a revelação dos vencedores do concurso de pratos típicos juninos. O resultado foi apresentado no Mercado Central.

Os pratos vencedores da competição, produzidos por alunos de faculdades de gastronomia, são: Surpresa Mineira (Promove), Caldin Orai-por-nós (UNA); Porquinho no Milharal (Estácio) e Camadas de Junho (Senac). Eles vão ser vendidos durante os shows e as apresentações do Arraial de Belo Horizonte, de acordo com a Belotur, que organiza o evento.