PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS – PALÁCIO DA LIBERDADE

O Palácio da Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, está repleto de atividades interessantes para as férias de julho. Oficinas, visitas mediadas, contação de histórias e brincadeiras são algumas das propostas pelo Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, coordenado pela APPA – Arte e Cultura. A programação, “Férias no Palácio”, começou no dia 19 e segue até 30 de julho, de quarta-feira a domingo, no horário regular de funcionamento do espaço.

O objetivo dessas atividades é proporcionar momentos de lazer e aprendizado para todos os visitantes, além de promover a educação patrimonial e fortalecer o senso de pertencimento e proteção em relação ao patrimônio histórico. “Com uma programação diversificada para atender ao público de diferentes faixas etárias e interesses, o Palácio da Liberdade segue na direção de se abrir cada vez mais para a sociedade“, diz Natalie Oliffson, da Fundação Clóvis Salgado, gestora do espaço.

Além de várias oficinas, as “Férias no Palácio” proporcionarão momentos de diversão com brincadeiras antigas de roda. O objetivo é promover a compreensão das crianças sobre patrimônio e inserção na história da cidade e de contação de histórias, estimulando a imaginação.

As inscrições para as oficinas devem ser efetuadas no local, com 30 minutos de antecedência. As atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Menores de 13 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que também poderão participar com as crianças.

A visitação faz parte do programa "Descubra o Palácio - Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade", financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Copasa. A realização é do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade, com a correalização da APPA - Arte e Cultura.

Confira a programação de férias do Palácio da Liberdade:

- Oficina "Galeria Dançante": oferece a oportunidade de criar verdadeiras "obras de arte", através da dança, interagindo com esculturas e obras presentes no Palácio.

Dia 19, das 14h às 16h (a partir de 15 anos)

- Oficina “Jardins Imaginados”: cada participante poderá explorar uma parte do Palácio e recriá-la através de desenhos e registros.

Dias 19 e 28, das 14h às 15h30 e dia 28 (a partir de 6 anos)

- Oficina "E se esse Palácio fosse meu": convida todos a mergulhar na história do local e imaginar como seria viver lá nos dias de hoje.

Dias 20 e 27, das 14h30 às 16h30 (a partir 6 anos)

- Oficina "Cerâmica Fria": vasos são a inspiração para os visitantes soltarem a sua imaginação e, a partir dessas técnicas, criarem seus próprios vasos.

Dia 20, das 14h às 16h (a partir de 8 anos)

- Oficina "Uma Caça aos Detalhes": visitantes são conduzidos a procurar símbolos e detalhes no palacete.

Dias 20 e 26, das 13h30 às 15h30 (a partir de 6 anos)

- Oficina "Brincando no Palácio da Liberdade": os participantes serão conduzidos a “caçar” símbolos e detalhes no Palácio da Liberdade, juntamente com um monitor que contará as histórias e curiosidades por trás dos mesmos.

Dia 21, das 14h30 às 16h30, e dia 26, das 14h30 às 16h (a partir de 6 anos)

- Oficina " Impressão Botânica": oportunidade única de explorar os jardins do Palácio a partir da perspectiva de um organismo vivo.

Dia 21, das 14h30 às 16h30, e dia 26, das 14h30 às 16h (a partir de 6 anos)

- Oficina "O que está por trás da tela?": os visitantes terão a chance de conhecer detalhes das restaurações realizadas no monumento e experimentar técnicas de reintegração cromática.

Visita mediada com foco em restauração, dia 28, das 13h30 às 15h30 (a partir de 15 anos)

- "Oficina de Encadernação": os participantes aprenderão a técnica de encadernação com costura artesanal, produzirão as suas páginas e depois irão costurá-las, formando um caderno.

Dia 19, das 13h30 às 15h30, e dia 21, das 14h às 16h (a partir de 6 anos)

- "Oficina de Stencil": estimula a criação de um painel colaborativo, a partir da execução da técnica de stencil, usada na pintura parietal do Palácio da Liberdade.

Dia 21, das 13h30 às 15h30, e dia 27, das 13h30 às 15h (a partir de 6 anos)

- Oficina “Lacre do Bem”: propõe estimular as habilidades das crianças, abordando de forma lúdica a importância da reciclagem do alumínio e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente e a solidariedade.

Dia 22, às 10h (livre)

- "Contação de Histórias": contar e ouvir histórias: uma atividade que estimula o conhecimento, a reflexão, a aprendizagem, o hábito de escuta e o gosto pela leitura.

Dias 19, 20, 21 e 23, às 16h30 (livre)

- "Visita Teatralizada": a ação propõe uma viagem no tempo e no espaço ao convidar personagens do passado para mediar a visita ao Palácio da Liberdade.

Substituindo a visita regular, nos dias 28, 29 e 30, às 16h30 (livre)

- "Visita Mediada em Libras":  tornar as ações educativas acessíveis e inclusivas é um desafio e também um compromisso do Palácio da Liberdade. As visitas mediadas para o público espontâneo, realizada pela equipe do Educativo, contará com o suporte de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Dias 22, 23, 29 e 30, às 14h (livre)

Para participar das oficinas, é necessário estar vestido com calça e blusa de manga comprida.

PALÁCIO DA LIBERDADE – Antigo local de trabalho do governador de Minas Gerais, agora sediado no Edifício Tiradentes, Cidade Administrativa. O Palácio também foi residência de diversos chefes do executivo estadual e sua construção data do fim do século XIX. O prédio e os jardins são abertos à visitação pública gratuita. A edificação compõe o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

APPA – ARTE E CULTURA – A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é uma entidade sediada em Belo Horizonte, sem fins econômicos e com o propósito de viabilizar, promover e difundir a arte, a cultura e o patrimônio, democratizando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cultural nos âmbitos local, regional e nacional. Em mais de 30 anos, já desenvolveu, gerenciou e executou com sucesso diversos mecanismos de financiamento cultural. Em sua trajetória, possui mais de 235 projetos realizados e mais de R$ 180 milhões geridos. Por meio de uma sólida parceria, a APPA atua, junto à Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes desde 1993.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.