A partir desta quarta-feira (9), a cidade de Itabira, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebe a 2ª edição da Mostra de Arte Pública (Mapa).

Com o tema “Sou do Muro, sou Minas Gerais”, extraído da canção “Para Lennon e McCartney”, eternizada na voz de Milton Nascimento, a programação do evento inclui exposições de arte urbana, oficinas de artes visuais contemporâneas, pinturas em empenas e muros, além de uma festa de encerramento, no domingo (13), com shows do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, um dos expoentes do movimento cultural do Manguebeat, e da cantora Augusta Barna, um dos novos talentos da música mineira. 

Neste ano, o Mapa reúne um time variado de artistas, incluindo alguns itabiranos, outros vindos de diferentes Estados brasileiros e uma portuguesa, a Wasted Rita, que lança, às 21h de quarta (9), a obra “Nem todos os morros vão dar ao céu”. 

Antes, abrindo as atividades e celebrando os 174 anos de Itabira, o artista mineiro Thiago Mazza, por meio de uma parceria com a Festa da Luz, de BH, inaugura a iluminação da obra “Plantas Pulsam”, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Neste trabalho, ele apresenta pinturas de folhas da planta Tinhorão, em que ressalta a sua semelhança visual com o coração e os vasos sanguíneos.

Na sexta-feira (11), das 14h às 18h, Wasted Rita realiza a oficina “Welcome to Itabira/Bem-vindo a Itabira”, na Biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em que os participantes serão provocados a criar um postal da cidade.

Já no sábado (12), a programação tem foco nas crianças, que são convidadas a participar de uma oficina de introdução ao grafite ministrada pela mineira Kawany Tamoios na Escola Municipal Professora Didi Andrade, enquanto a artista Sthefany Fênix oferece o último módulo do “Curso de Introdução ao Muralismo”.

Completam o elenco da 2ª edição do Mapa, seja produzindo murais ou realizando instalações, o goiano Wes Gama, a paulistana Hanna Lucatelli, a mineira Juliana Gontijo e dois artistas itabiranos, João Vieira e Leonardo Snake, selecionados via convocatória. 

“O objetivo é provocar novos olhares e percepções sobre os espaços públicos, proporcionando a democratização das artes a partir da ocupação artística desses locais, e contribuir para melhorar a rotina das pessoas que transitam pelas ruas da cidade”, descrevem os organizadores do projeto em material divulgado à imprensa, detalhando que as pinturas dos murais acontecem de quarta a domingo, das 9h às 17h. Já a exibição das instalações será realizada de quinta a domingo, das 18h à 0h.

SERVIÇO:
O quê. Mapa - Mostra de Arte Pública
Quando. A partir desta quarta-feira (9). Até domingo (13).
Onde. Itabira
Quanto. Gratuito