A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta, no dia 18 de setembro (domingo), a primeira edição dos Concertos Primaveris, com os instrumentistas da Big Band do Curso de Música. O evento acontece a partir das 10h, no Palácio da Liberdade, localizado na Praça homônima, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita, e a classificação é livre. No repertório da apresentação, dez obras que passeiam por gêneros tipicamente brasileiros como o samba e a bossa nova, além de incursões pelo soul e funk americano. A regência é do contrabaixista e professor Camilo Christófaro.

big-band-cefart---creditos-paulo-lacerda-2.jpg

A Big Band Cefart foi criada para desenvolver as habilidades dos alunos do Curso de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. O grupo é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração no formato das big bands de famosas orquestras de jazz estadunidenses, com o uso de saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz.  

Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Concertos Primaveris: Big Band do Cefart que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

A Primavera musical das Américas – Além dos sucessos de Tom Jobim, Pixinguinha, Henry Mancini e George Gershwin, a apresentação da Big Band do Cefart traz também outras obras reverenciadas dentro da tradição musical popular americana do século XX.

É o caso de Night and Day, escrita por Cole Porter, compositor estadunidense nascido em 1891 e considerado um dos melhores do século passado, principalmente lembrado por suas obras para espetáculos teatrais e filmes. Originalmente composta em 1932 para um musical depois adaptado para o cinema, a canção já foi interpretada por inúmeros artistas de renome, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Lady Gaga. Já September, lançada em 1978 pelo grupo Earth, Wind & Fire, é um dos grandes sucessos da banda e está intimamente relacionada ao mês de setembro e ao início da Primavera, justamente por trazer as lembranças de uma história de amor vivida nesta época.

Fazendo a ponte entre Estados Unidos e Brasil, o repertório da apresentação conta também com Manhã de Carnaval, clássico escrito pelo carioca Luiz Bonfá. O ícone da Bossa Nova teve parceiros como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e é conhecido por ter feito carreira nos Estados Unidos, ostentando o título de compositor da única música brasileira cantada por Elvis Presley. Bebê, de Hermeto Pascoal, é outra obra notável do cancioneiro nacional que integra o programa. O multi-instrumentista e arranjador alagoano é conhecido pela versatilidade e já teve suas obras executadas por inúmeras orquestras sinfônicas do Brasil e do exterior.

 

Programa:

 
The Pink Panther

Composição de Henry Mancini, arranjo de Dave Wolpe

Night and Day

Letra e música de Cole Porter, arranjo de Dave Wolpe

Summertime

Composição de George Gershwin, arranjo de Frederico Natalino

September

Letra e música de Maurice White, Al McKay e Allee Willis, arranjo de Mark Taylor

Só danço samba

Composição de Tom Jobim, arranjo de Mark Taylor

Lamento

Composição de Pixinguinha, arranjo de Camilo Christófaro e Pacífico Júnior

Manhã de Carnaval

Composição de Luis Bonfá, arranjo de Terry White

Bebê

Composição de Hermeto Pascoal, arranjo de Camilo Christófaro

Spain

Composição de Chick Corea, arranjo de Paul Jennings

Bis: Um Chorinho em Cochabamba

Composição de Eduardo Neves e Rogério Caetano, arranjo de Camilo Christófaro.

 

 

 

Assessoria de Imprensa
Vítor Cruz | Thamiris Rezende | Marcus Vinícius Borges


(31) 3236-7378 | (31) 3236-7381

Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Belo Horizonte - MG


www.fcs.mg.gov.br