Após dois anos, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) voltará a tomar a cidade do agreste com sua intensa programação cultural. Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciaram a novidade, assim como o edital de convocação para as propostas artístico-culturais que desejarem fazer parte do tradicional evento. As inscrições começam no próximo dia 7 e seguem até 30 de abril, com os resultados sendo divulgados em 3 de junho.

O FIG voltará a receber shows, cortejos, recitais, espetáculos cênicos, concertos, desfiles, exposições, mostras e ações de patrimônio cultural, assim como atividades de formação. O festival, que chega em sua 30ª edição, está previsto para ser realizado na segunda quinzena de julho. 


As propostas para o festival podem ser realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, englobando os segmentos de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. As inscrições serão feitas exclusivamente na plataforma Prosas (www.prosas.com.br/editais). 


Os projetos serão avaliados em duas etapas de habilitação, compostas pela avaliação dos documentos, com o cumprimento das formalidades, e uma análise artístico-cultural, com comissões de profissionais dos diversos segmentos analisando o mérito do conteúdo. 


"A Fundarpe precisou se antecipar para que tudo estivesse pronto para a realização do FIG. Já em fevereiro deste ano, abrimos licitações para contratação de empresa especializada em locação, montagem, manutenção e desmontagem dos palcos, sonorização e iluminação do festival. Esse edital de convocação de propostas é outro passo importante, fundamental para a construção da grade artística do FIG, um evento que completa 30 edições e sempre foi marcado pela alta qualidade das atrações”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, em comunicado divulgado à imprensa.