DEVIDO À COVID-19

Seguindo os critérios estabelecidos pelo programa Minas Consciente, do Governo de Minas, todos os equipamentos públicos sob a gestão do Governo no Circuito Liberdade suspenderam suas atividades presenciais a partir desta terça-feira (5/1). O objetivo, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, é evitar a propagação da Covid-19. As programações virtuais continuam e não há previsão para reabertura dos espaços.
 
Encontram-se fechados para visitação, portanto, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o BDMG Cultural, o Cefart Liberdade, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, Museu dos Militares Mineiros e o Palácio da Liberdade.
 
O comunicado lembra que, de acordo com os protocolos do Programa Minas Consciente, Belo Horizonte encontra-se na onda vermelha, na qual somente serviços essenciais devem funcionar. A superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Milena Pedrosa, destaca a importância de resguardar a saúde dos profissionais envolvidos, dos mineiros, mineiras e turistas nesse momento em que o país vive uma segunda onda da Covid-19. “Os espaços culturais do Circuito Liberdade seguem fechados para visitas presenciais, mas continuam com várias atividades online, como palestras, cursos, visitas guiadas e exposições”, ressalta.
 
De acordo com o material enviado à imprensa, "desde o início da pandemia do novo coronavírus, todas as medidas de segurança sanitária têm sido adotadas para resguardar a saúde dos profissionais que continuam trabalhando para levar cultura e a arte à população, mesmo que de forma remota, pois a arte e a cultura têm se mostrado fundamentais nesse momento de isolamento social".
 
A nota lembra que os espaços culturais privados ou parceiros do Estado que fazem parte do Circuito Liberdade têm autonomia para funcionar. Estão abertos, entre outros, o CCBB e o Centro Cultural Minas Tênis Clube.

Para ficar por dentro de todas as atividades do Circuito Liberdade, de forma online ou presencial, acesse o site www.circuitoliberade.mg.gov.br e as redes sociais dos espaços culturais.
 
Museus do Estado seguem fechados


Além dos espaços culturais em Belo Horizonte, os museus do Estado sob gestão do Governo de Minas também seguem a mesma diretriz de manterem as atividades presenciais suspensas. Os museus Casa Alphonsus de Guimaraens (em Mariana) e Casa Guignard (em Ouro Preto) estão fechados desde 21 de dezembro de 2020 e o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) está fechado desde 24 de dezembro de 2020, em virtude das três cidades estarem na onda vermelha.