Intervenção é o resultado da Residência de Criação promovida pelo coreógrafo carioca Gleidson Vigne; a apresentação é gratuita e acontece neste sábado (16), às 10h, na Praça da Liberdade

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – CIA. DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES
Data: 16 de julho (sábado), às 10h

Local: Praça da Liberdade

Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Funcionários – Belo Horizonte

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Três dias de imersão artística e uma apresentação fazem parte da agenda da Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA) nesta semana. De 13 a 15 de julho, o corpo artístico recebe o coreógrafo carioca Gleidson Vigne para uma Residência de Criação. O trabalho parte da escuta, onde os bailarinos serão ouvidos atentamente para que possam desenvolver uma proposta cênica que conte por meio da coreografia a história de cada um. O resultado da oficina será apresentado neste sábado (16), às 10h, na Praça da Liberdade.

“O ponto de partida para a residência é a escuta. Chamo o trabalho de “Pausa para ouvir”. A partir disso, quero escutar cada um dos bailarinos da CDPA para criarmos algo único, que posa gerar um momento de transformação. Espero que todo o processo desague em uma coreografia forte e pulsante”, explica Geidson.


A intervenção da CDPA é parte das ações do Festival Dança em Trânsito, que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar a dança. O evento realizado e produzido pelo Espaço Tápias, do Rio de Janeiro, com direção artística e curadoria de Giselle e Flávia Tápias, promove o intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais. Além disso, a iniciativa percorre desde grandes até pequenas cidades no país, buscando sua fruição em teatros ou espaços públicos.

GLEIDSON VIGNE

Diretor e Coreógrafo da NIMO Cia de Dança. É intérprete-bailarino em respeitadas companhias de dança, como Carlota Portella, Quasar Cia de Dança, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Balé da Cidade de São Paulo. Congratulado com Prêmio Mambembe de Bailarino Revelação. Coreógrafo convidado para o Balé da Cidade de São Paulo, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e Divinadança. Atualmente reside na Alemanha e trabalha como solista na StadtTheater Giessen.

 

CIA DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES

Reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil, é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro, em 1971, com a incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros. A Companhia tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.

 

PROGRAMAÇÃO – FESTIVAL DANÇA EM TRÂNSITO

16/07/2022 (sábado) - 10h – Praça da Liberdade

Cia. de Dança Palácio das Artes

Coreografia: Resultado da Residência de Criação de Gleidson Vigne

--

Companhia Panzetti l Ticcone (Roma, Itália)

Coreografia: AeRea

--

Fábio Costa

Coreografia: Umbigo do sonho

--

Companhia de Dança do Pantanal

Coreografia: Migrantes