Mais do que registrar momentos, a fotografia é capaz de revelar memórias e despertar a consciência sobre o ser e o estar no mundo. É esse o caminho atravessado na exposição “Revela”, do artista Coniiin, que fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura de 2 de abril a 19 de maio de 2024.

A mostra apresenta 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe e foi selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Para marcar a abertura, no dia 2 de abril, às 19h, será realizado um bate-papo com o artista, na Casa Fiat de Cultura, além de uma visita mediada. Toda a programação é gratuita.

Em “Revela”, o artista retrata temas com os quais se identifica e pessoas que o inspiram. Através das lentes, captura uma série de detalhes, que celebram o tempo, os contornos, a identidade e a diversidade da pele negra, em uma jornada visual que transcende o olhar superficial.

Coniiin atua há anos com a cobertura de eventos, em especial da cena de reggae e hip hop, com artistas negros. Essas referências podem ser vistas em seus registros, que também contemplam composições artísticas, o contraste de luz e sombra e a sutileza dos movimentos.

Essa é a primeira exposição de Coniiin, que teve o primeiro contato com uma câmera fotográfica há uma década, quando ainda tinha 18 anos. À época, trabalhava em uma fábrica, na zona leste de Belo Horizonte – onde nasceu e vive até hoje –, quando descobriu as possibilidades da fotografia. Ele, que é míope, sente que a visão foi ampliada pelas lentes. “A fotografia mudou minha vida e se tornou um reflexo de como vejo o mundo”, reflete.

Ao longo desses 10 anos, o artista acumulou mais de 100 mil fotografias e a experiência de atuar em diferentes campos. Os primeiros cliques, ainda amadores, eram de texturas e animais. Mas, logo, profissionalizou-se e começou a fazer ensaios e eventos particulares.

Aos poucos, as oportunidades cresceram. O passo seguinte foram os grandes eventos, que marcaram uma virada de chave e sua intimidade com o universo da música – além das fotos, Coniiin também é diretor de videoclipes e a mente criativa por trás das capas de discos de músicos mineiros.

Ele conta que, nesses locais, gosta de registrar processos e bastidores, como o trabalho da produção, os imprevistos e a troca de ideias. Um pedido recorrente, por parte dos contratantes, começou a levantar questões que marcam seus registros. “Sempre me pediam para fotografar as pessoas bonitas. Mas o que é esse bonito e por que, geralmente, são pessoas brancas?”, questiona.

Na galeria, o público perceberá esses e outros questionamentos em fotos que celebram a diversidade, as diferentes expressões culturais, o movimento do corpo, as ruas e, especialmente, as pessoas pretas. “Rever minhas fotos sempre abre minha mente. Foi a partir da minha fotografia que comecei a me entender como pessoa negra e o que isso significa”, revela o artista.

A exposição “Revela” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.    

Sobre as obras

As fotografias exibidas em “Revela” sintetizam a produção do artista, que, ao longo de dez anos, já fez mais de 100 mil registros. Destaque para eventos, cenas das ruas de Belo Horizonte e de eventos que, para ele, são ambientes em que as pessoas se conectam.

Por meio das imagens, Coniiin deseja despertar a memória e a consciência dos espectadores. “Daqui a dez anos, as pessoas que fotografei estarão diferentes, mas aquele momento está congelado e isso também promove mudanças”.

Com forte inspiração da música, o artista espera que seu trabalho se torne referência e que as pessoas possam olhar para as obras e se sentir tocadas. “Quando era criança, olhava as capas dos DVDs que meu pai tinha em casa e queria fazer algo parecido. Gostaria que as próximas gerações pudessem ter o mesmo sentimento com minhas fotos”, idealiza.

SERVIÇO

Exposição “Revela”, de Coniiin, na Casa Fiat de Cultura 
Período expositivo: 2 de abril a 19 de maio de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras) 
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br  

Bate-papo e visita com o artista
2 de abril, às 19h, na Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura 
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade