A partir da próxima quarta-feira (30) o público da capital vai poder celebrar a diversidade musical de pessoas com sofrimento mental. Patrocinado pela plataforma Natura Musical, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas, o 1º Festival de Música Doida inaugura um novo paradigma na cena cultural.

Com uma programação de shows, debates e intervenções artísticas, evento vai até 1º de novembro, na Funarte (Rua Januária, 68). Já foram produzidos podcasts com reflexões sobre cultura, música, cidadania e inclusão, a fim de expandir o conhecimento sobre a rica e criativa produção cultural deste campo, frequentemente marcada pelo preconceito.

A proposta do evento é promover uma arte inclusiva. Nesta 1ª edição o grande homenageado é "Olavo da Alegria (Olavo Rita da Conceição), um dos fundadores do coletivo Trem Tan Tan. Ele  faleceu em 2020, vítima da Covid-19.

Idealizada pelo multiartista Babilak Bah, o festival terá ainda uma "Mostra de Compositores(as)" e um "palco aberto" para interação do público, com canto livre e quitutes produzidos pela Suricato - Associação de Trabalho e Produção Solidária, formada por pessoas em sofrimento mental. 

“Desde o início do ano, o festival realiza um mapeamento de compositores, músicos e intérpretes com sofrimento mental, promovendo a visibilidade da produção musical no campo da saúde mental. Este mapeamento está disponível para consulta no site oficial do festival”, pontua Babilak Bah. 

O 1º Festival de Música Doida foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado do Festival Pá na Pedra, Jack Will, Natania Borges, N'zinga, Paige e ruadois. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí. 

Serviço 

1º Festival de Música Doida
Datas: 30 de outubro a 1º de novembro de 2024
Local: Funarte MG, Rua Januária, 68, BH/MG 
Entrada: Gratuita, com retirada de ingressos 2 horas antes de cada apresentação, sujeita à lotação do espaço.
Para mais informações, acesse festivaldemusicadoida.com.br

 

hojeemdia.com.br