O mercado de trabalho brasileiro sente profundamente as mudanças impostas pela chegada do coronavírus ao País. As companhias se preparam para dias incertos com medidas que vão desde a higienização diária do ambiente de trabalho até a implementação de home office para toda a equipe ou, ao menos, parte dela.

 
As medidas são importantes para evitar a contaminação em massa dos funcionários, principalmente os que estão nos grupos de risco. "O trabalho de casa é a melhor opção neste momento", afirma Ricardo Alves, consultor de carreira do Cedaspy, rede de escolas de capacitação para o mercado de trabalho.

O especialista comenta que as mudanças não podem afetar totalmente o cotidiano dos trabalhadores, que precisam se adaptar para manter o ritmo de trabalho o mais próximo do normal. "Profissionais das áreas administrativa, financeira, marketing e conteúdo conseguem desenvolver suas atividades de qualquer lugar", diz.

De fato, o trabalho remoto é realidade em muitas empresas. O formato é incentivado como benefício, oferece flexibilidade de horário, qualidade de vida e melhora os resultados positivos para a instituição. "Em casos de pandemia mundial, como a que passamos agora, o home office mantem os negócios em movimento e garante o emprego do colaborador", completa Alves.

Como se organizar

O home office exige comprometimento e organização. É importante manter as atividades bem próximas do cotidiano dentro da empresa. A carga horária deve ser mantida, bem como as ações e entregas diárias.

Antes de iniciar o trabalho remoto, é preciso avaliar, junto com a empresa, a infraestrutura necessária para o desempenho da função fora do ambiente corporativo. Se for preciso, leve para casa computador, internet móvel e objetos utilizados no dia a dia.

"Neste formato, é importante separar a vida pessoal da profissional. Escolha o ambiente mais tranquilo da casa para trabalhar, de preferência um local isolado e sem interferência externa. Isso é essencial para atender ou fazer ligações de voz ou vídeo, por exemplo", finaliza o consultor.

Dicas para trabalhar de casa

- Escolha um lugar calmo e arejado para trabalhar;

- Se não puder se isolar, avise os demais moradores previamente sobre as mudanças no cotidiano da casa;

- Esteja completamente disponível no mesmo horário em que presta serviço na empresa;

- Certifique-se que a internet da sua casa tem capacidade para o trabalho;

- Compare seus equipamentos eletrônicos com os que você usa no trabalho. Se for o caso, leve para casa computador, modem e o que mais precisar;

- Não trabalhe de pijama! Vista-se adequadamente - isso vai ajudar a entrar no clima do trabalho.